Daikin Brasil Brasil

Menu

28.ago.2019 / INSTALAÇÃO

Primeiramente é bom dizer que um compressor é projetado para conseguir levar e trazer o fluido refrigerante até uma distância que não comprometa o rendimento do equipamento. É bom lembrar também que existe o arraste de óleo do compressor junto com o fluido refrigerante, assim, se a distância for maior que a permitida, o óleo começa a “enroscar” em determinados trechos da tubulação.

Também existe um mínimo de comprimento da tubulação, sem o qual o compressor pode apresentar 2 coisas indesejáveis: Ruído e vibração. O comprimento mínimo recomendado costuma ser de 3 metros.

De acordo com a capacidade do equipamento a ser instalado, também devemos adotar o diâmetro adequado para as linhas de líquido e gás. Do contrário, poderemos ter um efeito semelhante ao do comprimento de linha.

Some-se a isso, igualmente importantes, as cotas, ou seja, a altura do condensador em relação aos evaporadores, pelos mesmos motivos apresentados.

Split Individual e Multi Split

Comprimento de linha e cotas, são diferentes para Split individual e Multi Split. Tomemos como exemplo a linha Multi Split Advance e a linha Split Hi Wall Advance, ambas da Daikin:

Split Hi Wall Advance

Verificamos aqui que não há muitas dúvidas, o comprimento máximo da tubulação é 30 metros e altura máxima entre condensador e evaporador é 20 metros.

Agora vejamos a linha Multi Split.

Multi Split Advance

Neste caso não é tão claro, mas para isso vejamos as figuras abaixo:

  

Em relação ao desnível máximo permitido as figuras são autoexplicativas.

Em relação ao comprimento máximo de linha frigorífica o quadro na página anterior informa 30 metros para cada ambiente e 80 metros no total, tomando-se como exemplo o condensador 5MXS38PMVM.

Suponha que tenhamos este condensador com 4 evaporadores, sendo que L1, L2, L3, e L4 são os comprimentos de linha.

Conclusão: Embora os comprimentos individuais estejam dentro do limite permitido, o comprimento total está fora do limite. A solução para isso é encurtar 1 ou mais tubulações de forma que a soma dos trechos individuais L1, L2, L3 e L4 seja no máximo 80 metros.

O equipamento mesmo sem seguir estas limitações está funcionando, como pode?

Saiba que os problemas não começam exatamente no Start-Up, como tudo que é novo, pode trabalhar um bom tempo sem apresentar problemas graves, no entanto, é certo que eles virão. Não nos esqueçamos que não seguir estas orientações do fabricante quanto ao comprimento mínimo e máximo das tubulações pode implicar em perda da garantia do produto e descredenciamento da sua empresa.

Se não bastasse, o desgaste com o cliente será enorme, isso pode afetar não só a imagem da sua empresa como a imagem do fabricante também, já que o cliente não separa direito essas coisas.

Portanto, tome cuidado, consulte o manual de instalação do fabricante antes de fazer sua instalação!

comprimento mínimo e máximo de tubulação

58 respostas para “Qual o comprimento mínimo e máximo de tubulação que devemos ter em uma instalação?”

  1. Marcos disse:

    Tenho 19 metros de desnível condensador irá ficar no alto e mais 10 metros de linha reta,tenho que instalar uma hwall 9.000 e um hwall 18.000 ,pode ser instalado desse jeito e se tem que instalar um sifão e se muda a bitola do cano com a linha grande

  2. Beto disse:

    ola tenho alguns ar condicionado instalar em uma altura de uns 25 metros condensadora na caixa d’água seria possível isso ou não e bom?desde já agradeço

  3. Elcio silva disse:

    Tenho a linha de 23 metros pra uma máquina de 12 o produto rende?

    • Daikin disse:

      Prezado Elcio,

      Obrigado pelo interesse em nosso blog. Sua resposta foi enviada pelo nosso departamento de pós venda por e-mail.

      Att,
      Marketing

  4. João miguel disse:

    Gostaria de Saber a metragem máxima e desnível máximo e se precisamos usar sifão nos Equipamentos 36 k 48 k 60k Piso Teto e cassete.

    Atenciosamente
    João Miguel Sobral

  5. Cursos Online disse:

    Parabéns pelo conteúdo do seu site, sou a Camila Da Silva gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

  6. Welington Assis disse:

    Estou a escolher a melhor opção e meu cenario é o seguinte.

    Sao tres ambientes
    1 terreo
    2 segundo andar (logo acima do 1)
    3 segunda andar (aproximadamente 7metros do 2.

    Qual melhor opcao. Individual ou multispliter?

  7. Marcos Alberto Ferreira disse:

    Boa tarde, preciso fazer a instalação de uma máquina de 9000 só que a distância entre elas é de 40 metros , é possível?

    • Daikin disse:

      Prezado Marcos,

      Obrigado pelo interesse em nosso blog. Sua resposta foi enviada pelo nosso departamento de pós venda por e-mail.

      Att,
      Marketing

  8. Dias disse:

    tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

  9. Boa noite! agora que vi aqui que o tecnico instalou a tubulação com 1 metro e 50 cm. A complicação, em termos de funcionamento, é apenas quanto ao ruído?

  10. Olá, boa noite! Estava vendo seu conteúdo, e só agora reparei que o técnico instalou a tubulação com apenas 1 metro e 50 cm no LG dual inverter 9 mil BTUs. em termos de funcionamento, pode afetar apenas quanto ao ruído?

    • Daikin disse:

      Prezado Hilario,

      Obrigado pelo interesse em nosso blog.

      Como se trata de uma dúvida referente a outro fabricante, entendemos ser delicado fazer qualquer tipo de suposição.
      Agradecemos seu contato.

      Atenciosamente,
      Marketing

  11. Fabio disse:

    Gostaria de Saber a metragem máxima e desnível máximo e se precisamos usar sifão nos Equipamentos 36 k 48 k 60k Piso Teto e cassete.

    • Daikin disse:

      Prezado Fabio,

      Obrigado pelo interesse em nosso blog.

      Sua dúvida foi respondida diretamente para o seu e-mail pela nossa equipe de suporte.

      Atenciosamente,
      Marketing

  12. Luis Donizeti de Assis disse:

    Por favor, quando é dito que são necessários 3 metros, devemos adquirir 6 metros de tubulação? 3m de ida e 3 metros de volta?

    • Daikin disse:

      Prezado Luis,

      Obrigado pelo seu contato e interesse em nosso blog. Sua dúvida foi respondida por e-mail pelo nosso suporte técnico.

      Atenciosamente,
      Marketing

  13. Edson disse:

    Boa noite. Ótimas informações.

    Tenho um Daikin split 12000BTUs inverter que foi instalado com apenas 2 metros de tubulação, onde na recomendações da fábrica seria de no mínimo 3 metros. Além de possíveis ruídos e vibrações, existe outro problema que pode ocorrer com o equipamento a médio ou longo prazo em decorrência disso?

    Grato pela atenção

  14. Renato disse:

    Olá, boa noite! Estava vendo seu conteúdo, e só agora reparei que o técnico instalou a tubulação com apenas 1 metro e 50 cm no Daikin 12000 btus. Em termos de funcionamento, pode afetar apenas quanto ao ruído? Ou pode causar outros transtornos como consumo excessivo de energia, queima do aparelho, etc?

  15. Fabio L Scarpato disse:

    Comprei um Split de 9mil e um de 12mil ambos não são inverter.
    Todos os técnicos que consultei na minha cidade quando falei que a instalação seria face a face todos me falaram que não precisa de 3m de tubulação pode ser apenas o suficiente para atravessar a parede.
    Quem esta com a razão ? Pois vejo na internet a recomendação de no mínimo 3m de tubulação

  16. Tenho uma instalação de um split de 18000btu, numa distância de 70mts entre a evaporadora e a condensadora isto é possível??

  17. Curso Online disse:

    Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

  18. Bom Dia Pessoal
    Meu nome é Ricardo e trabalho no laboratório de soldagem da Universidade Federal do Ceará. Preciso resfriar um tanque de 70 litros de água até a temperatura mínima de 1°C. Pretendo usar uma condensadora de 9000BTU e colocar uma serpentina de tubo de cobre dentro do tanque. Com a pressão correta eu consigo atingir essa temperatura mínima?

    • Daikin disse:

      Ricardo, boa tarde.

      Obrigado pelo seu contato. Infelizmente não conseguimos auxiliá-lo nesse caso você está utilizando o equipamento para outra finalidade a qual ele não foi projetado.

      Atenciosamente,
      Marketing

  19. Ronaldo disse:

    Pensei em comprar um Daikin split inverter 9000 BTUS. A condesadora precisa ficar no teto. Eu teria 12 metros vertical e 8 metros na horizontal de distância entre a máquina e a condensadora. Funciona com 9 mil BTUS ou teria que ser 12 mil BTUS?

  20. Daniel B C disse:

    Mas esta distancia é a partir do tudo que ja vem na unidade interna até a externa ou soma-se está tubulação ao total?

  21. Carlos disse:

    Bom dia ,
    Gostaria de saber , qual a distancia máxima permitida para instalação do ar condicionado inverter de 12.000 btus ?

  22. Abrão Salles disse:

    Bom dia

    Estou comprando 4 ar condicionado EcoSwing R-32 de 9.000 Btu/h . Qual a distância máxima da condensadora e Evaporadora para não perder a eficiência?

  23. Fernando Ferreira disse:

    Bom dia! gostaria de saber qual comprimento minimo devo usar no ar condicionado 18 btus DAIKIN INVERTER quente e frio o ecoswing

  24. José Antônio Gomes disse:

    Bom dia estou com uma dúvida sou novo no ramo. estou colocando um esplint e o tudo de baixo tenho que fazer uma curvatura de 180 gral de curvatura.,vai projudica o rendimento do aparelho.fico já grato se responder.

  25. Fátima costa disse:

    Vou instalar um 9000. A posição dos aparelhos ( compressor e difusor) é exatamente no mesmo nível, separados apenas pela parede onde vai ocorrer a instalação (fora e dentro do ambiente.) Isso cria algum problema? E quantos metros de tubo( cobre) serão necessários? Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *