Pode parecer contraditório, mas os aparelhos de ar-condicionado têm sim suas utilidades no período de inverno. Tudo começa já quando entendemos que essa estação não necessariamente significa clima frio em todo o país. Principalmente no nordeste e norte do Brasil, o inverno se caracteriza mais pelas chuvas ou em clima de baixa umidade. Nas regiões em que as temperaturas caem, o ar seco é um grande vilão junto à poluição. 

ar-condicionado no inverno pode ter duas funções, de forma resumida: ventilação, que é a circulação do ar interno não havendo troca de ar e nem a climatização do ambiente, ou aquecimento. Isso vai depender, claro, do tipo de aparelho instalado no ambiente, suas funções e o próprio espaço em si. 

Entenda, nos próximos tópicos, como o ar-condicionado pode ser utilizado no inverno sem prejudicar suas funcionalidades. 

Ar-condicionado para ventilação 

Todos os aparelhos de ar-condicionado contam com uma função de ventilação. Ela é medida pela velocidade, não pela temperatura indicada no controle remoto do aparelho. O ar pode ser direcionado com a ajuda das aletas, as abas que ficam na saída da evaporadora e podem ser viradas para os lados ou mais para cima ou para baixo. 

A ventilação com o ar-condicionado tem o benefício de distribuir um ar mais limpo, já que os aparelhos contam com filtros que podem barrar poeiras, ácaros, pelos de animais, poluição, pequenos detritos e até insetos que poderiam circular no ambiente. Para garantir esse ar mais saudável durante a ventilação, é essencial que os filtros da evaporadora e demais componentes do aparelho estejam limpos por meio da manutenção preventiva e funcionando corretamente. 

Ar-condicionado como aquecedor 

Quando o ar-condicionado tem a função reversa, é possível sim utilizá-lo para fazer o aquecimento de um ambiente. O ar-condicionado com ciclo reverso tem a capacidade de distribuir ar quente da mesma forma que o ar frio. Para ativar essa funcionalidade, é necessário acionar o controle remoto, seja no modo automático, quando a temperatura ajustada no controle é mais alta que a temperatura ambiente, ou no modo aquecimento 

ar-condicionado reverso, ou quente/frio, exige os mesmos cuidados quanto à limpeza e manutenção do aparelho, com o diferencial de conter também uma bomba de calor para possibilitar a função de aquecimento do ar. Justamente por ter esse componente, existem cuidados específicos para utilizar o aquecedor sem prejudicar a instalação.  

Cuidados com o ar-condicionado no inverno 

O primeiro cuidado com o aparelho é indispensável durante todo o ano, sendo justamente a limpeza dos filtros da evaporadora. Quando o aparelho está em uso constante, essa limpeza deve ser feita com frequência para garantir a eficácia do aparelho e a entrega de um ar saudável. 

Quanto aos aparelhos com função quente/frio, um cuidado muito importante é nunca ligar uma função logo seguida da outra, ou seja, ligar o aquecimento enquanto o aparelho está resfriando. É recomendado que, ao desejar trocar a função ou temperatura do ar-condicionado, o aparelho seja desligado e aguarde cerca de três minutos para religá-lo na nova função. 

Para aumentar a eficiência, seja na função aquecedor ou ventilador, é importante fechar janelas e portas dos ambientes para limitar a área e garantir o conforto térmico. Vale ressaltar mais uma vez que nem todos aparelhos contam com o ciclo reverso. Saiba por que escolher um ar-condicionado quente e frio para sua residência ou ponto comercial.