Daikin Brasil Brasil

Menu

25.mar.2020 / AR-CONDICIONADO

As temperaturas mais altas nos últimos anos fazem com que o ar-condicionado seja um item cada vez mais presente na vida dos brasileiros, seja no ambiente doméstico ou de trabalho, como também durante os deslocamentos entre eles. 

A evolução dos aparelhos e funcionalidades ao longo dos anos, que possibilitaram com que o ar-condicionado se tornasse um equipamento acessível para o conforto, qualidade de vida e a produtividade no ambiente de trabalho das pessoas.

Nesse caminho, encontram-se outros desafios relacionados ao consumo e a eficiência energética, principalmente para projetos de climatização mais complexos.

A solução para essas questões é a tecnologia através dos sistemas de automação de ar-condicionado. Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

O que é automação de ar-condicionado?

Tendo como objetivo facilitar a vida do usuário e diminuir desperdícios pelo uso inadequado dos aparelhos, os sistemas de automação constituem uma ótima ferramenta para projetos de climatização residenciais, comerciais e corporativos.

Por meio de recursos desses sistemas inteligentes, pode-se programar horários para ligar e desligar aparelhos, incluir sensores de presença, programar temperaturas de set point, proporcionando conforto sem impactar em alto consumo de energia.

É possível integrar smartphones e tablets a sistemas de climatização residenciais e comerciais para que em um toque se consiga acionar todos os aparelhos de ar instalados e até mesmo monitorar o sistema, oferecendo completa autonomia para o usuário e um maior conforto, uma vez que as configurações são ajustadas conforme suas necessidades.

Vantagens da climatização automatizada

Na prática, esse tipo de automação já está presente em grandes empresas e indústrias que demandam projetos de climatização maiores, com diversas unidades instaladas e alto consumo energético.

Assim como a iluminação, segurança e controle de eletrodomésticos, só para citar alguns exemplos, os projetos de climatização de casas e prédios também têm ganhado atenção especial e integrado à tecnologia, oferecendo vantagens que impactam no bolso e no meio ambiente. Algumas delas, são:

Controle integrado de funcionalidades

Mais do que substituir o tradicional controle remoto, os sistemas automatizados de climatização visam integrar todas funcionalidades em um só comando, seja num toque em telas ou mesmo por voz, com os assistentes pessoais. Desta forma, consegue-se facilmente aumentar ou diminuir a temperatura e ventilação, ligar ou desligar aparelhos específicos ou mesmo programar horários para funcionamento, pensando sempre no conforto e comodidade.

Economia

Decorrente da otimização de consumo através dos recursos inteligentes e independentes para controle da temperatura, a economia no valor da conta de energia é um resultado esperado para quem opta pela instalação de um sistema de automação de ar-condicionado. 

Aliados a tecnologia inverter, presente nos modelos de ar-condicionado, é possível contar com um sistema ainda mais eficiente no consumo de energia, pois seu funcionamento alterna de acordo com a necessidade demandada pelo ambiente.

Sustentabilidade

As vantagens dos sistemas de automação de ar-condicionado não se restringem apenas ao consumidor ou empresa, mas também (e principalmente) à natureza e a sustentabilidade dos recursos naturais.

Quanto mais eficiente as tecnologias conseguem ser para o consumo, mais impactam diretamente sobre a emissão de poluentes decorrentes da produção de energia e da emissão de gases.

Como automatizar o sistema de climatização?

Assim como qualquer outro procedimento que envolva a instalação e manutenção de ar-condicionado, para criar um sistema de climatização é essencial contar com orientação de um profissional habilitado para elaborar um projeto completo para este objetivo.

Técnicos e engenheiros de refrigeração são capazes de mensurar quais necessidades devem ser cobertas pelo sistema e encontrar a solução mais viável para cada ambiente. Saiba mais sobre a importância desses profissionais de instalação de ar-condicionado e conheça as iniciativas Daikin para climatização no hotsite Perfecting The Air.

automação de ar-condicionado

12 respostas para “Sistema de Automação de Ar-Condicionado: conheça as vantagens”

  1. Parabéns pelo post!
    Temos sempre acompanhado as dicas de Ar Condicionado de vocês!

    Um grande abraço,
    https://www.arquiteturatermica.com.br

  2. A cada dia inovando mais. Parabéns, Daikin!
    Temos orgulho em sermos credenciados e em nossa parceria.

  3. paulo disse:

    Gostaria de saber de como integrar esse sistema com minha automacao. E possivel ?

    • Daikin disse:

      Prezado Paulo,

      Obrigado pelo seu interesse em nosso blog.

      Nossos produtos da linha VRV estão prontos para esse tipo de automação do ar-condicionado, com possibilidade de expansão para outros itens possibilitando o controle de itens como iluminação, cortinas, etc.

      Atenciosamente,
      Marketing

  4. Gilberto disse:

    Ola! Por favor, tenho um sistema ctxs09pmvm5. Sera que é possivel controlar ele pelo celular?? Grato

    • Daikin disse:

      Olá Gilberto, boa tarde.

      Obrigado pelo seu contato e interesse. No momento não há um controlador via celular para seu aparelho.

      Atenciosamente,
      Marketing

  5. Giampaolo Perim disse:

    Boa tarde eu tenho 4 ar-condicionado da daikin em casa. Gostaria de saber como posso automatizados.

  6. laura disse:

    é possivel automatizar o equipamento Ar Condicionado Multi Split Lite R-32 Daikin 18.000 BTUs (1x Evap HW 9.000 + 1x Evap HW 12.000) Quente/Frio 220V? qual kit tenho que adquirir?

    • Daikin disse:

      Olá Laura! Esse equipamento tem um kit Wi-Fi opcional que possibilita o uso via App utilizando iOS ou Android ou via Alexa e Google Home. Espero ter auxiliado! Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *