Daikin Brasil Brasil

Menu

23.out.2019 / MANUTENÇÃO

Um condensador ou unidade condensadora é um dispositivo de troca de calor, semelhante ao evaporador, porém, é na unidade condensadora que o fluido refrigerante, que corre dentro do circuito frigorífico, rejeita o calor do sistema para o ar ao redor, para o ar circundante.

Em um típico condensador o fluido refrigerante entra em estado superaquecido, em seguida é condensado rejeitando calor para um meio externo que pode ser o ar, ou água, etc. O fluido refrigerante ao deixar o condensador está no estado líquido saturado ou sub-resfriado, dependendo da temperatura externa e também do tipo de condensador.

Em outras palavras, o condensador transforma fluido refrigerante no estado de vapor (proveniente do compressor) para o estado líquido.

Abaixo um típico ciclo de refrigeração por compressão de vapor, utilizado em ar condicionado e refrigeração.

Muito bem, após esta breve definição, e antes de dizer como limpar um condensador, vamos dizer o porque de limpar, sim, é isso mesmo.

O condensador, assim como o evaporador, tem uma serpentina de troca de calor, um ventilador, carcaça. O condensador, que está do lado de fora do ambiente condicionado, fica sujeito às intempéries.

Serpentina suja provoca aumento de corrente e pressão de trabalho, obstrui o fluxo de ar, o ventilador e o compressor trabalham “forçados”, muitas vezes o rendimento não é atingido e o usuário sente desconforto no ambiente condicionado. Serpentina muito suja pode levar até uma pane de compressor, peça chave, fundamental e de maior preço dentre todas do condensador. Então, acha que vale a pena limpar o condensador?

Como limpar o condensador

Em contratos de manutenção preventiva que dispõem do PMOC de acompanhamento, é comum encontrarmos uma frequência de limpeza mensal do condensador, com limpeza e desmontagem total uma vez por ano. A frequência deve ser definida em função das normas pertinentes e de acordo com o tipo de ambiente do cliente.

De qualquer forma, limpar o condensador é crucial, pelos motivos expostos anteriormente, agora como fazer isso?

Bem, você pode limpar o condensador e a serpentina com uma escova de pelos, também pode usar aspirador de pó. Se a serpentina e suas aletas estiverem muito sujas, é possível usar jato de ar comprimido ou mesmo jato de água, com baixa pressão, tome cuidado para não amassar as aletas.

 

Se for o caso de sujeira profunda impregnada na serpentina e outras partes do condensador, vai exigir desmontagem e limpeza com algum produto desincrustante. Tome cuidado ao utilizar estes produtos, geralmente são ácidos e você deve ler na embalagem do produto as instruções do fabricante antes de usar. Se for o caso de usar um produto como este, depois de usá-lo, lavar bem a serpentina e outra peças com água corrente até a retirada total do produto. O aquecimento faz com que restos de produtos químicos se solidifique no local, o que vai atrapalhar ao invés de ajudar.

O gabinete da máquina pode ser limpo com um pano macio embebido em sabão neutro, com água morna. Não use solventes, ceras ou álcool para limpar peças de plástico.

Por fim, acompanhe no PMOC ou sempre que possível, o estado de limpeza do condensador. O bom rendimento do sistema depende disso.

Por enquanto é só pessoal!

Ar condicionado Condensador de ar-condicionado

18 respostas para “Condensador de ar-condicionado: como funciona e como limpar”

  1. Julio Cesar disse:

    Daikin uma melhores máquinas

  2. Ademilson Queirós disse:

    Realmente uma excelente máquina, entrega tudo que promete.
    Equipamento muito silencioso e de baixo consumo energético.
    Recomendo sempre.

  3. Marcelo disse:

    Moro numa cidade que não tem instalador cadastrado.
    O que faço para não perder a garantia?

    • Daikin disse:

      Prezado Marcelo,

      Obrigado pelo seu interesse em nosso blog e em nossos produtos.

      Recomenda-se a instalação com instalador credenciado. Entretanto, conforme consta em nosso certificado de garantia, “Que o produto tenha sido instalado, utilizado e mantido de acordo com as recomendações que constam no respectivo Manual enviado com o equipamento.”, sendo assim poderá escolher um instalador de sua cidade, mesmo que não credenciado.

      Seguindo todas as recomendações do manual de instalação e do certificado de garantia, não há perda de garantia.

      Atenciosamente,
      Marketing

  4. Nelso disse:

    Existe a possibilidade de limpar e higienizar o aparelho com maquina de vapor?

    • Daikin disse:

      Prezado Nelso,

      Obrigado pelo interesse em nosso blog. Sua resposta foi enviada pelo nosso departamento de pós venda por e-mail.

      Att,
      Marketing

  5. FLÁVIO disse:

    Ola, moro em uma cidade muito quente (Cuiabá – MT) e a condensadora está em um fosso para elas. Contudo, em dias muito quentes (40 graus) juntamente com a exaustão das condensadoras, o local e as máquinas ficam excessivame quente (está última já chegou a marcar 51 graus no termômetro digital) diminuindo a amplitude de troca de calor com o ambiente e caindo, naturalmente, o desempenho das máquinas, devido a esse efeito “estufa”.

    Para contornar isso, posso jogar água natural ou fria nas serpentinas das condensadoras? Existe comprovação que isso possa ajudar?

    Se sim, penso em fazer um sistema de spray de névoa de água atrás delas, conectados a uma fonte de água (quem sabe até mesmo a um gelagua para mandar água fria mesmo), com um termostato e um tímer de de funcionamento, já que minha casa tem energia solar e a água também é, muitas vezes, quente.

    Obg.

    • Daikin disse:

      Prezado Flavio,

      Agradecemos seu contato e interesse em nosso blog.

      Não indicamos que realize este feito visto que com a temperatura da água completamente diferente do fluido refrigerante dentro da tubulação pode-se vir a alterar também a temperatura do fluido refrigerante de maneira drástica, o que pode levar a perda de sua eficiência no longo prazo.

      A indicação neste é que seja instalado um “toldo” a cima da unidade externa para que não pegue tanta insolação ou, que o Sr. possa estar contatando a empresa instaladora para instalação do produto em um local que não bata tanta insolação durante o dia.

      Atenciosamente,
      Departamento de Suporte Técnico

  6. Karina Sato disse:

    Eu já não tive muita sorte com o Daikin, desde quando instalou ele não gelava, apenas resfriava o ambiente, tb fazia um barulho na condensadora como se tivesse um papel pegando na hélice de um ventilador. Em dias quentes como tivemos aqui na minha cidade, chegou a 42 graus, tivemos que dormir com o ar e com o ventilador de teto ligado e passamos muito calor ainda.
    Acuinamos assistência e trocaram o gás, mas o problema continuou, agora já passou de dois anos isso é já perdi a garantia. Minha experiência não foi nada boa, a chateação é maior pelo fato de eu ter pesquisado antes e ter lido muitos elogios para máquinas Daikin.

    • Daikin disse:

      Karina, boa tarde.

      Obrigado pelo seu contato. Sua dúvida foi encaminhada ao suporte técnico, que responderá por e-mail.

      Atenciosamente,
      Marketing

  7. Karina disse:

    Ops, escrevi errado, quis dizer evaporadora e não condensadora.

  8. wilson vieira disse:

    ola gostaria de saber qual limite da temperatura n projeto dos condensador de ar condiconado inverte temperatura minina e maxima para troca que não comprometa o rendimento do equipamento .

  9. Yolanda Alves disse:

    Olá bom dia, o ar condicionado da minha casa esta com um problema, o ar quente vem para dentro de casa e o ar frio vai para fora o que poderá ser?

    • Daikin disse:

      Prezada Yolanda,

      Obrigado pelo seu contato. É possível que seu AC esteja em modo aquecimento ao invés do modo resfriamento. Se for esse o caso, apertando o botão “Frio” ou “Modo” e selecionando o modo de resfriamento o problema será corrigido.

      Caso o problema persista, aconselhamos buscar uma assistência técnica autorizada em nosso site.

      Atenciosamente,
      Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *