Daikin Brasil Brasil

Menu

18.set.2019 / PARA EMPRESAS

A Daikin foi a primeira empresa no mundo a utilizar o HCF32 ou simplesmente R32. Não se trata de um fluido novo, a Daikin já trabalha com equipamentos com este fluido no Japão desde 2012 e recentemente lançou no Brasil o Split High Wall de 32.000 BTU/h.

O HFC-32 ou R32 é um fluido refrigerante que aborda uma série de considerações ambientais de forma equilibrada. Após muitos testes a conclusão foi de que o R32 é o refrigerante mais equilibrado e adequado em termos de Impacto ambiental, eficiência energética, segurança e custo/benefício quando aplicado a condicionadores de ar e bombas de calor.

Assim, a Daikin aposta no R32 para substituir o R410A e vem trabalhando e investindo fortemente neste sentido. Palavra de quem não só fabrica e vende o R32 no mundo, como também presta assistência técnica a alguns países e coopera intensamente com governos e órgãos internacionais.

As principais diferenças entre o R32 e o R410A

1. O R410A (introduzido em 2006) é o refrigerante mais utilizado hoje em dia. No entanto, a busca constante de melhores fluidos no que se refere ao impacto ambiental, nos leva a apresentar ao mundo o R32, cujas principais diferenças estão listadas conforme abaixo:

2. O R32 é um refrigerante 100% puro. Portanto, sua reciclagem e reutilização torna-se bastante fácil. Ironicamente o R410A é uma mistura do próprio R32 com R125. Sendo uma mistura, já não é tão fácil de reciclar ou reutilizar.

Ambos os fluidos têm impacto zero na camada de ozônio, mas, o impacto sobre o aquecimento global ou Potencial de Aquecimento Global (PAG) é 1/3 do R410A.

3. O R32 tem uma eficiência energética maior que o R410A, requer menos volume de refrigerante por cada kW, ou seja, tem uma densidade muito menor, o que requer menos refrigerante.

4. O R410A não é um fluido inflamável. O R32 é um fluido de baixa inflamabilidade e toxicidade, classe 2L. O R410A é classe 1 L, não inflamável. É uma classificação da ASHRAE34 e IS0817.

5. O R32 tem uma capacidade volumétrica melhor do que o R410, isso pode resultar em tamanho menor da tubulação frigorífica, diâmetros menores, aumentando a eficiência.

A substituição do equipamento

Por enquanto substituir apenas o refrigerante de um condicionador, seja R22 ou R410A, pelo R32 não é possível. No entanto, o R32 pode vir a ser um substituto viável para o R410A. Existem algumas diferenças tais como a classe de inflamabilidade e o custo, que ainda impedem o retrofit total. Mas a tendência é que isso mude com o tempo.

No caso de trocar um split que trabalhava com R410A por um novo que trabalhe com R32, é possível manter a mesma infraestrutura frigorífica. Claro, alguns cuidados são necessários sempre, tais como a limpeza interna da linha frigorífica.

Cuidado! Estamos falando em usar a infraestrutura frigorífica de um split R410A em um novo Split que utiliza R32. Se o equipamento anterior utilizava R22, faça uma nova tubulação frigorífica!

Fluido refrigerante HFC 32 e R410a

30 respostas para “Fluido refrigerante HFC 32 e R410a: entenda as principais diferenças e como substituir o equipamento (retrofit)”

    • Walter Gomes Pereira disse:

      Na frente até demais, inclusive nos preços, se todos os fabricantes investirem como a Daikin em tecnologia e repassar isso no preço para o consumidor não será possível uma família de baixa renda comprar um condicionador de Ar.

      • Daikin disse:

        Prezado Walter,

        Obrigado pelo seu interesse em nosso blog e seu comentário.

        A Daikin agradece o seu feedback e trabalha para que todos tenham acesso a tecnologia para climatização para o conforto. Sabemos também que o custo operacional do aparelho de ar condicionado pode ser por vezes um impeditivo no momento da compra, e por isso trazemos ao mercado os produtos mais eficientes. Na ponta do lápis, a maior tecnologia proporciona um menor consumo trazendo economia ao bolso sem tirar o conforto necessário.

        Fomos os pioneiros em aderir de forma voluntária a nova etiquetagem do INMETRO, para demonstrar que os produtos Inverter da Daikin possuem menor consumo de energia.
        http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/condicionadores-de-ar-indices-novos-idrs.pdf

        Atenciosamente,
        Marketing

  1. joão carlos martins disse:

    LI , SOBRE O R32 , VEJO UM POTENCIAL NO PRODUTO , AGORA O QUE NOS PREOCUPA SOBRE MUDANCAS DE GAS REFRIGERANTE , EM 2016 SE NAO ME ENGANO.
    VI UM GRANDE EXPECULACAO QUE O R22 IRIA ACABAR , NO ENTANDO VEJO MUITA MAQUINA COM O GAS (22) E PARTICURLAMANTE ENTRE O GAS R410 E R22 , PREFIRO R22 , TRABALAHMOS COM METADE DA PRESAO EM TORNO 60/65 PSI.
    HOJE LENDO SOBRE O R32 , VEJO UMA IMPORTANTE INICIATIVA .. AGORA SE POSSIEL GOSTARIA DE APROFUNDAR MEU CONHECIMENTO SOBRE TAL.
    HOJE VEJO A NECESSIDADE DE UM GAS COM PARTICULAS DE RESFRIAMENTO NO QUE SE REFERE A UM COMPRESSOR DE UM AR CONDICIONADO.
    AS TEMPERATURAS ESTAO CADA DIA MAIS ELEVADAS , ESTOU ME REFERINDO TEMPERATURA DO CLIMA ( RIO DE JANEIRO ) NOS DIAS MAIS QUENTES TENHO MUITO CHAMADO , SOBRE ALTA TEMPERATURA DO COMPRESSOR.
    E NOS DIAS COM TEMPERATURAS MAIS BAIXAS ELE TRABALHA MUITO BEM.
    MAIS ISTO TAMBEM ALCANCA VARIOS FATORES. COMO DIAS MAIS QUENTES , TEMPERATURA DO AR MAIS BAIXA E DE MODO O AR TRABALHA MAIS…
    MAIS HOJE VEJO A IMPORTANCIA DE UMA GAS QUE MELHORE : TEMPERATURAS ( DO AMBIENTE , RENDIMENTO DA MAQUINA , BAIXO RUIDO , BAIXA AMPRERAGEM ( FOCO PRIMORDIAL ).

    DESDE JA AGRADECO.

    JOAO CARLOS MARTINS

    • Daikin disse:

      Prezado João Carlos,

      Obrigado pelo interesse em nosso blog. Agradecemos seus comentários.

      A pressão de trabalho do R32 é similar à do R410A. Os mesmos manômetros e mangueiras podem ser utilizados, sem problema. A transição R410A -> R32 será muito mais tranquila do que foi a transição R22 -> R410A.
      Em nossa página você pode obter informações sobre o R32. Recomendamos que assista ao vídeo mostrado nesta página: https://www.daikin.com.br/produto/split-hi-wall-32000-btu-h-r-32
      Os produtos Daikin, tanto os com R410A quanto os com R32, são desenvolvidos para trabalharem em modo resfriamento com temperaturas externas até 46°C.
      Além de ser mais amigável ao meio ambiente por ter apenas um terço do potencial de aquecimento global que o R410A, a utilização do R32 também aumenta a eficiência dos produtos. Por isso ele já foi adotado em diversos países do mundo, e vem sendo introduzido aos poucos também no Brasil.

      Obrigado!
      Marketing

  2. Hoje, os regulamentos para esse tipo de instalação seguem exatamente os mesmos da data de publicação do post? Mudou de alguma maneira em relação aos regulamentos A2L e à instalação de eletrodomésticos com esse gás?

    Muito obrigado pela informação, bom post!

    • Daikin disse:

      Boa tarde,

      Obrigado pelo interesse em nosso Blog. Entendemos que ainda não houve nenhuma alteração.

      Não existe regulamentação específica, assim como não existe para o R410A. Os cuidados necessários por ser A2L são tomados no projeto do produto.
      Assim, na instalação apenas é necessário instalar o produto em um ambiente com uma área mínima, que é informada no manual de instalação do produto. Vale ressaltar para nunca liberar fluido na atmosfera (algo que é válido para o R410A).

      Atenciosamente,
      Marketing

      • júlio south disse:

        tenho uma dúvida . o meu A/C leva o gás R22 , será possível meter o gás 410A?

        • Daikin disse:

          Prezado Julio,

          Obrigado pelo seu comentário.
          Infelizmente não. Nesse caso, as pressões são incompatíveis e o óleo incompatível. Vai danificar o produto.

          Atenciosamente,
          Marketing.

  3. Excelente post!
    Estamos sempre acompanhando o Blog da Daikin.
    Parabens!

    Equipe Arquitetura Térmica
    http://www.arquiteturatermica.com.br

  4. Emiliano Seleme disse:

    Gostaria de saber quais as temperaturas mais baixas possíveis para o R32 e para o R410a, e quais os eventuais desdobramentos?

    • Daikin disse:

      Prezado Emiliano,

      Obrigado por seu contato e interesse em nossos produtos.

      Para que possamos melhor auxiliá-lo, você poderia talvez explicar um pouco mais sobre a sua dúvida?

      Atenciosamente,
      Marketing

  5. Rafael Patta disse:

    Olá! Adorei a abordagem sobre os equipamentos. Estamos vendendo os equipamentos agora, porém estou preocupado com o fluído, pois não estamos achando em nenhum fornecedor atualmente. A chemours ou outro fabricante está produzindo o mesmo ou somente a Daikin fornecerá? Precisamos tirar essa dúvida o quanto antes para evitar futuros transtornos.

    • Daikin disse:

      Olá Rafael,

      Obrigado pelo seu contato. Já há fluido R-32 disponível no mercado nas empresas especializadas do setor, não há necessidade desse tipo de preocupação.

      Um abraço!
      Marketing Daikin

  6. william disse:

    Posso recolher e reutilizar o 410?

  7. Emerson disse:

    Meu aparelho é novo um split inverter Daikin Ecoswing smarth R 32 .. 9 mil BTU porem na minha regiao é difícil achar esse Gaz R 32 posso ultilizar o R 140a nesse aparelho

    • Daikin disse:

      Emerson, utilize somente fluido R-32 para carga adicional de fluido. Um ponto importante é que os modelos da linha EcoSwing já contam com fluido para distâncias de até 10 m nos modelos 9 e 12 mil Btu/h e 15 m nos modelos de 18 mil Btu/h.

  8. érica disse:

    Olá! Posso utilizar para o ar com fluido r32 a mesma tubulação na qual funcionava anteriormente um ar com fluido r410A?

  9. Walex disse:

    Olá vcs tem preferência por alguma marca de fluido R410A ou posso usar qualquer marca em um equipamento VRF? Pois instalei um VRF no Morumbi e no startup o técnico não disse que não poderia ultilizar fluido R410A DUGOLD .

  10. Eliton Melo da Silva disse:

    Olá, tenho um Daikin 9000 BTU que quero fazer a instalação, o profissional de minha confiança não sabe quais as pressões de operação do equipamento, não lembro de ter visto no manual, quais seria esses valores, tenho medo de ter que descartar gás após a instalação e depois perceber que tenho que repor, pois na minha cidade não tem pra vender e tenho certeza q deve custar uma fortuna. Enfim, quais as faixas de pressão de operação para um ecoswing de 9000?

  11. André Gabriel disse:

    Bom dia.
    A minha máquina usa R410a estou a pensar mudar para R32, tenho de meter os mesmo kg na máquina??? A máquina leva 1.2kg

  12. Márcio disse:

    Olá. Eu gostaria de saber do comparativo da Daikin advance de 9.000 btu/h fabricada com o 410a em relação da fabricada com R32.
    Resumindo qual IDRS de cada?
    Qual a porcentagem de economia da fabricada com R32 em relação da 410a?
    Obrigado

  13. André disse:

    Posso substituir o R32 pelo R410A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *