Daikin Brasil Brasil

Menu

24.jul.2019 / AR-CONDICIONADO

Antes de começarmos, é bom relembrar que Split significa “separado”, “dividido”. Sim dividido, no caso, em unidade interna, chamada de evaporador, e, unidade externa, chamada de condensador.

Mas então o que seria um “Multi Split”?

Quando a unidade externa é conectada a mais de um evaporador ou unidade interna, temos o que chamamos de Multi Split. No mercado é possível encontrar sistemas onde uma única unidade externa pode ser conectada a até 5 unidades internas. Praticamente todos os fabricantes possuem suas linhas de Multi Split. A Daikin possui a linha Multi Split Advance, dá uma olhada!

Quando instalar um Multi Split e não um Split individual

É comum clientes perguntarem aos instaladores o que é mais barato, usar Multi Split ou Split individual, um para cada ambiente. Bom, cabe aqui uma consideração importante antes de responder, tudo vai depender se o cliente tem muito, pouco ou nenhum espaço destinado ao condensador, a unidade externa.

Imaginem um apartamento que possui apenas uma pequena varanda e o proprietário deseja condicionar 3 dormitórios e a sala de estar. A pergunta começa a ser respondida a partir daí. Claro que não iremos propor a instalação de 4 condensadores na varanda do apartamento, talvez as normas do condomínio nem permitam tal instalação, ficaria tudo muito apertado, de difícil manutenção, sem falar que é um desastre estético para o prédio.

Agora, instalar apenas um condensador na varanda, mesmo que pequena, para atender os 3 dormitórios e sala de estar não seria espetacular? Pois bem, esta é a aplicação mais comum dos sistemas chamados de Multi split.

Imaginem agora se o proprietário mora em uma casa térrea cheia de espaço, certamente instalar 4 condensadores para atender os 4 ambientes não seria um problema. As unidades externas poderiam até ficar atrás da casa, camufladas no jardim, sob o telhado, há muito espaço (desde que sejam respeitadas as distâncias limites exigidas para cada produto. Pois bem, neste caso, exceto se for uma solicitação do cliente, a instalação de um Split unitário (1:1) é mais comum.

Mas respondendo à pergunta inicial, qual é mais barato, quase sempre o Multi Split é mais caro. Neste caso o cliente estaria pagando pela tecnologia do Multi Split, que com apenas 1 unidade externa conecta até 5 unidades internas.

Quanto a tecnologia

Os Multi Split podem ter compressores inverter, que são o que a tecnologia mais recente proporciona. O que muda de um fabricante para outro são peculiaridades técnicas ou a garantia dos produtos.

Comprimentos e cotas da linha frigorífica são um diferencial de instalação, quanto maiores, maior é a flexibilidade de instalação, neste caso a linha Multi Split Advance da Daikin, é uma das mais flexíveis. A garantia é de 5 anos para compressor e de 2 anos para os demais componentes, dê uma olhada no catálogo do produto!

Conclusão

Em um mundo onde o espaço está cada vez mais caro e raro, o Multi Split tem seu lugar garantido, principalmente nas grandes cidades onde predomina cada vez mais a moradia em edifícios, mesmo pagando um pouquinho mais vale a pena!

Ar-condicionado Multi Split Ar-condicionado Multi Split características Ar-condicionado Multi Split diferenciais

11 respostas para “Ar-condicionado Multi Split: características e diferenciais”

  1. Excelente Post!

    Na região de Campinas, vocês encontram os equipamentos Daikin no Showroom da Arquitetura Térmica:
    Rua Tiradentes, 789 | Campinas, SP
    http://www.arquiteturatermica.com.br

  2. Mauro Nakamura disse:

    Olá como calcular a capacidade da condensadora pra 3 splits 2 de 9k e 1 de 12k ?

  3. Bruno Araujo Silva disse:

    Em relação ao consumo, o multi split seria mais econômico por ser apenas uma unidade externa?

    • Daikin disse:

      Boa tarde, Bruno. Obrigado pelo seu interesse em nosso blog.

      Sim, um sistema multi-split resulta em maior economia de energia se comparado com 5 splits unitários.

      Um sistema multi-split, através de sua tecnologia inverter voltada para o atendimento de múltiplas unidades internas, dosa a capacidade de acordo com a necessidade de cada um dos ambientes. Valendo-se do fato de que a carga térmica de cada ambiente tipicamente atinge o seu pico em diferentes momentos do dia, o sistema tem mais possibilidades de gerenciar a economia de energia através do direcionamento de capacidade entre os diversos ambientes no momento em que essa for requerida (tira de um ambiente que esteja requerendo menos e direciona para outro que esteja requerendo mais).

      Isso pode ser feito de forma mais efetiva do que nos splits inverter unitários, já que nesses só existe um único ambiente para controlar, não sendo então possível fazer o equilíbrio com outros ambientes.

      O resultado típico é de economia de aproximadamente 40% em comparação ao uso de sistemas split inverter unitários.

      Att,
      Daikin Brasil

  4. Bom dia. Sobre operar em ambientes propícios à corrosão, como de frente para o mar. Existe algum tratamento especial na condensadora para atenuar estes efeitos? Condensadoras com tecnologia Inverter são mais propícias a corrosão?

    • Daikin disse:

      Olá Clóvis! Sim, nossa condensadora possui tratamento anticorrosão das aletas do trocador de calor na unidade externa, além de outros itens como revestimento nas placas e vedação da área interna da condensadora para evitar circulação de ar com maresia, que atenuam o efeito da maresia. Não há nenhuma comprovação que justifica de que a tecnologia inverter sofra mais contra corrosão. O que pode ocorrer é que alguns equipamentos inverter do mercado podem não ter as mesmas proteções que um equipamento da linha Daikin, por exemplo. Mas é fato que a exposição à maresia reduz a vida útil de qualquer produto, seja da Daikin ou de outro fabricante.

  5. Silvio L Passos disse:

    Boa tarde, Fiz a simulacao pelo site pra verificar qual a maquina indicada pra meu caso, e foi sugerido utilizar para os quartos maquinas de 9k.

    Porem tenho a intencao de utilizar multi-split. Qual seria a maquina ideal pra 3 quartos?

    18k externa + 3x9k interna?
    24k externa + 3x9k interna?

    • Daikin disse:

      Olá Silvio, obrigado pela seu interesse em nossos produtos. Ambas unidades externas são compatíveis com 3 unidades internas de 9.000 Btu/h. O ideal é você receber a visita de um instalador credenciado que possa avaliar melhor os quartos in loco (análise de carga térmica, simultaneidade, etc.). Assim você terá o equipamento ideal para sua residência. Um abraço!

  6. MARIA ELIZABETH DA SILVA CAMPOS disse:

    se voce coloca uma condensadora de 18000 e duas evaporadoras 9000 e por algum motivo usa so uma evaporadora durante um certo periodo do mes, a energia sera apenas dos 9000 da evaporadora ligada ou sera dos 18000 da condensadora?

    • Daikin disse:

      Olá Maria! É exatamente esta a vantagem de um sistema Multi! Se o consumo do sistema com as duas evaporadoras 9000 ligadas for 100%, com somente uma delas ligada seria de 40%. Isto porque ao funcionar somente uma evaporadora, a unidade condensadora trabalha mais folgada, e assim entrega maior eficiência. Conheça nosso novo equipamento Multi lite R-32 em https://www.daikin.com.br/produto/multi-split-smart-r-32.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *