Daikin Brasil Brasil

Menu

28.fev.2019 / INSTALAÇÃO

Muito embora o Split seja, em tese, um dos equipamentos de ar condicionado mais fáceis de se instalar, trata-se de um produto de engenharia. Isso quer dizer que a instalação de um ar condicionado Split requer conhecimentos técnicos e deve seguir as orientações de cada fabricante.

Aliás, split significa dividido, separado em duas unidades, a externa e a interna. Ele nasceu do condicionador de Janela com o objetivo de facilitar a manutenção e diminuir o ruído no ambiente condicionado. O ar condicionado do tipo Split está em franco crescimento no mundo, é utilizado em residências, escritórios, escolas, academias dentre outros. No Brasil já é possível perceber isso, basta andar pelas ruas observando os equipamentos de ar condicionado do comércio, lojas, residências, etc..

Mas, voltando ao tema deste artigo, trata-se de um produto simples e técnico. Requer conhecimentos específicos do instalador, requer materiais adequados, os principais são tubos de cobre¹ flexíveis, isolamento em espuma de poliuretano, polietileno expandido ou elastomérica, além de cabo PP e outros acessórios. Basicamente a instalação de ar condicionado split passa pelos passos a seguir:

Passos para Instalação de ar condicionado Split:

1. Cálculo da capacidade da máquina (carga térmica do ambiente)

2. Escolha do tipo de Split, são mais de 10 tipos de unidades internas, as mais comuns são de parede (“High-Wall”), Cassete de 4 vias e Piso-Teto.

3. Faça um croqui ou um pequeno desenho contendo a localização das máquinas, anote o comprimento de cada linha frigorífica, especificações do material, do ponto de força e dos pontos de dreno. Verifique se o tipo de evaporador escolhido cabe na posição onde será instalado, idem em relação ao condensador.

4. Compre os materiais: Tubos de cobre na espessura e diâmetro de acordo com a capacidade do equipamento e recomendações do fabricante. Compre o isolamento da tubulação frigorífica pelo mesmo critério, se algum trecho de tubulação ficar exposta ao tempo, será necessário blindagem ou alguma proteção especial, existe isolamento adequado para cada caso. Adquira o cabo PP, no caso de Split ou Multsplit o mais comum é cabo PP 4 x 1,5 mm2. Compre os acessórios: PVC para dreno, cola de isolamento, materiais de fixação das máquinas e das tubulações frigoríficas, compre calços de amortecimento ou suportes adequados para os condensadores.

5. Passe a linha frigorífica, isolada e já com cabo PP. Faça as interligações frigorífica, elétrica e de dreno, utilize ferramentas adequadas. Caso seja necessário soldar devido ao comprimento da linha, use nitrogênio no processo para garantir a qualidade da solda.

6. Utilize uma bomba de vácuo adequada, faça vácuo profundo de pelo menos 500 uHg na linha frigorífica.

7. Faça o Start-Up, verifique o rendimento principalmente no resfriamento, verifique se os drenos estão suportando o volume de água produzido.

8. Explique e faça a entrega da instalação, explicando ao cliente, como operar o controle remoto e quando chamar a manutenção.

Dois pontos de atenção:

• A ABNT NBR 16655, partes I, II, e III dita as regras para a instalação de ar condicionado Split e compactos. Tenha a norma em mãos.

• Alguns consumidores acham que a instalação de split precisa, de vez em quando, receber uma carga de fluido refrigerante. É preciso desmistificar isso, explicar que por se tratar de um sistema fechado e testado contra vazamentos, jamais deverá ocorrer uma nova carga de fluido.

Seguindo esses passos e estando atento à qualidade dos equipamentos utilizados, com certeza você fará uma instalação de ar condicionado Split que deixará os seus clientes seguros e satisfeitos. Isso, com certeza, trará bons frutos para os seus negócios.

E se quiser ainda mais vantagens, conheça o Clube de Instaladores da Daikin, onde você junta pontos por cada instalação realizada e troca por prêmios de até R$ 3.400.

¹ Use sempre tubos de cobre, jamais alumínio (Recomendação da Daikin)

ar condicionado split instalação de ar condicionado split

8 respostas para “Tudo sobre instalação de ar condicionado split”

  1. O evaporador da Daikin vem pressurizado?

  2. Jefferson Luis Justino disse:

    Split 9000 BTUS. Qual tubulação está instalado nele? Já tenho a pré instalação pronta de 3/8 e 1/4. Queria saber se é compatível para eu comprar.

  3. Edivaldo Delmondes de Andrade disse:

    Manual de instalação do split 24000btus em português

  4. Gisley barbosa da silva disse:

    Peguei um daikin ele trabalha 1 2. Até 3. Horas depois desligar fica piscando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *