Daikin Brasil Brasil

Menu

MÉTODOS DE VENTILAÇÃO PARA ESCRITÓRIOS E LOJAS POR ESPECIALISTAS

Como especialista em ar e ar condicionado, a Daikin tem o prazer de fornecer algumas dicas sobre como ventilar escritórios e lojas, para proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro.

1. Fundamentos de Ventilação

O que é ventilação?

Ventilação é a troca do ar interno por ar externo fresco, a fim de diluir e remover os poluentes do ar (substâncias nocivas para seres humanos), no interior do ambiente de um edifício.


O que são poluentes?

Os poluentes (substâncias nocivas aos seres humanos) incluem dióxido de carbono, monóxido de carbono, formaldeído (HCHO), poeira doméstica, pólen, bactérias e vírus que existem no ar de um ambiente interno. Espera-se que a ventilação dilua tais poluentes e remova-os do ambiente de um edifício.


Por que é preciso ventilar?

A ventilação dilui e remove poluentes no ar interno.

Em um ambiente totalmente fechado, o ar não pode sair facilmente, fazendo com que o nível de poluentes permaneça e aumente nesse ambiente. Tal situação pode afetar a saúde das pessoas presentes no ambiente.

A ventilação é extremamente importante para diluir e remover esses poluentes do ar.

A maioria dos aparelhos de ar condicionado não é capaz de prover a renovação do ar.

Os condicionadores de ar criam um ambiente confortável, aspirando o ar de dentro dos ambientes, para depois resfriá-lo ou aquecê-lo e devolvê-lo a esses ambientes. O ar interno não é substituído pelo ar externo fresco.
É por isso que a maioria dos aparelhos de ar condicionado de lojas e escritórios não tem condições de ventilar por conta própria. É preciso então ventilar por outros meios.

Escritórios e Lojas Equipados com Sistemas de Ventilação

Os edifícios que alugam espaço para escritórios e lojas são geralmente bem ventilados. Isto ocorre porque o equipamento de ventilação segue normas que exigem esta característica, de acordo com a área do andar e o número de pessoas presentes. Em geral, as portas de entrada e janelas permanecem fechadas, para que os funcionários de escritórios possam trabalhar com conforto e eficiência e os clientes das lojas possam fazer compras de modo confortável. Edifícios de grande porte podem não ter janelas ou ter janelas fixas, impossíveis de abrir. Por esse motivo, instala-se um equipamento de ventilação para impedir o acúmulo de ar viciado no edifício. Quando as lojas estão muito lotadas ou quando muitas pessoas participam de reuniões em um ambiente, a abertura de janelas e portas eleva a eficiência do equipamento de ventilação na troca ativa do ar interno. Para maximizar a ventilação, é recomendável identificar primeiro o tipo de equipamento de ventilação instalado em seu escritório ou loja, para então compreender como ele funciona e como deve ser operado.

2. Dicas sobre ventilação de escritórios e lojas

De acordo com o edifício em que um escritório ou loja está localizado, o equipamento de ventilação pode ser operado pelos locatários do edifício, de modo individual, ou pela empresa administradora desse edifício. Além disso, o método de ventilação varia de acordo com a possibilidade de abrir ou não as janelas. Nestas Dicas sobre Ventilação de Escritórios e Lojas, descrevemos os métodos de ventilação de acordo com os três casos abaixo.

1. Pequenas lojas - Edifícios isolados, tais como restaurantes e lojas voltados para a rua

Método de ventilação:

2. Escritórios de pequeno e médio porte - Escritórios em edifícios de pequeno e médio porte, com 10 andares ou menos

Método de ventilação:

3. Escritórios e lojas em grandes edifícios com janelas fechadas


Sumário do Método de Ventilação para Escritórios e Lojas


1. Pequenas lojas - Edifícios isolados, tais como restaurantes e lojas voltados para a rua

O equipamento de ventilação instalado em pequenas lojas é operado principalmente por seus funcionários, que usam um controle remoto para esse fim. Como os aparelhos de ar condicionado são geralmente usados para ajustar temperatura e vazão do ar, de acordo com o nível de calor e frio desejado, a maioria das pessoas sabe a localização do aparelho e de seu controle remoto, mas não sabe a localização do equipamento de ventilação e muito menos como operá-lo. A grosso modo, o equipamento de ventilação é dividido em dois tipos: "Lojas com ventilação de teto" (veja a Fig. 1) e "Lojas com ventilador de recuperação de calor" (veja a Fig. 2). Ele é geralmente instalado em um local oculto (dentro do teto, por exemplo).

Fig. 1 Lojas com ventilação de teto

① Controle remoto ② Coifa do exaustor ③ Exaustor de banheiro ④ Grelha da porta ⑤ Grelha/Saída de ar ⑥ Ventilador de recuperação de calor

Fig. 2 Lojas com ventilador de recuperação de calor

① Controle remoto ② Coifa do exaustor ③ Exaustor de banheiro ④ Grelha da porta ⑤ Grelha/Saída de ar ⑥ Ventilador de recuperação de calor

① Verifique o equipamento de ventilação instalado

Identifique primeiro o tipo de equipamento de ventilação instalado, a localização do controle remoto, o próprio equipamento de ventilação e as grelhas de ventilação; procure entender também como o ambiente é ventilado.

Quando sujos, você pode nem perceber que a capacidade de ventilação piorou. Mas à medida que os filtros ficam obstruídos pela sujeira, a eficiência da ventilação diminui. Assim sendo, é importante limpá-los ou substituí-los periodicamente (como os filtros impedem a entrada de insetos e protegem o equipamento de ventilação, nunca opere esse equipamento sem os filtros).

Além disso, verifique o funcionamento do controle remoto pertencente ao equipamento de ventilação. Em muitos casos, sua operação é integrada ao controle remoto do ar condicionado. Veja se o equipamento de ventilação segue operando, mesmo com o resfriamento ou aquecimento desligado, durante as estações mais amenas (primavera e outono).

Exemplos de grelhas e filtros de ventilação sujos em pequenas lojas (restaurantes)

Grelha de forro

Ventilador

Tomada de ar externo

② Crie uma passagem de ar abrindo janelas e portas de entrada

Uso do equipamento de ventilação juntamente com portas e janelas abertas

O período de tempo e a frequência normais para ventilar um edifício, ao se abrir janelas, são de 10 minutos por hora, aproximadamente. O efeito se torna ainda melhor quando a ventilação é efetuada em duas vezes de cinco minutos a cada hora, quando comparada a uma só vez de dez minutos a cada hora. Em outras palavras, quanto maior a frequência de ventilação, maior será a eficácia. É recomendável ventilar antes do início do horário de trabalho e durante os intervalos.

Ventilação pela abertura de janelas em uma loja


Método para abrir janelas e criar uma passagem de ar

Quando a ventilação é efetuada por janelas abertas, é melhor abrir sempre duas janelas ao invés de uma, a fim de criar uma passagem de ar e obter uma ventilação eficiente. Será ainda mais eficiente se as duas janelas estiverem em diagonal entre si.

Bom exemplo: É eficiente abrir janelas dispostas na diagonal entre si.

Abrir duas janelas posicionadas muito próximas entre si irá impedir que o ar flua por todo o ambiente.

Mau exemplo: A ineficiência é resultado da abertura de janelas muito próximas, devido à pequena área de circulação do ar.

No caso de dificuldades em obter uma corrente de ar interna, mesmo com as janelas abertas
Quando perceber que o ambiente tem um fluxo de ar reduzido, abra apenas parcialmente a janela de entrada de ar e abra totalmente a janela de saída de ar. Isto irá elevar a eficiência da ventilação, já que uma abertura menor para o suprimento de ar faz com que o ar flua de modo forçado. Dessa maneira, estreitar a abertura da entrada de ar e ampliar a abertura da saída de ar ajuda a misturar o ar interno e a ventilar uma área maior do ambiente.

Em ambientes sem janelas

Em um ambiente sem janelas, tal como um salão privado de restaurante, é preciso primeiro verificar a posição das grelhas de ventilação (exaustão de ar) no teto. Abrir a porta da sala e instalar ventiladores ou circuladores de ar nesse local ajudará a criar um fluxo de ar para fora dele.

Exemplo ①: Nas lojas em que a ventilação (exaustão de ar) está fora do ambiente (salão privado)

Quando a ventilação (exaustão de ar) estiver fora do ambiente, abra a porta e use um ventilador, de modo a dirigir o ar para FORA desse ambiente.

* Nesse caso, ter ventiladores ou circuladores de ar tanto dentro do salão privado como junto ao lado externo da porta é mais eficaz.

Exemplo ②: Nas lojas em que a ventilação (exaustão de ar) está dentro do ambiente (salão privado)

Quando a ventilação (exaustão de ar) estiver dentro do ambiente (salão privado), abra a porta e use um ventilador, de modo a dirigir o ar para DENTRO desse ambiente.


Escritórios de pequeno e médio porte - Escritórios em edifícios de pequeno e médio porte, com 10 andares ou menos

De modo geral, nos escritórios de pequeno a médio porte, em edifícios de 10 andares ou menos, um funcionário da empresa locatária opera o equipamento de ventilação, com um controle remoto, ou a empresa de administração predial opera o equipamento de ventilação de modo exclusivo.

Escritório de médio porte

① Controle remoto ② Coifa do exaustor ③ Exaustor de banheiro ④ Grelha da porta ⑤ Grelha/Saída de ar ⑥ Ventilador de recuperação de calor

Escritório de pequeno porte

① Controle remoto ② Coifa do exaustor ③ Exaustor de banheiro ④ Grelha da porta ⑤ Grelha/Saída de ar ⑥ Ventilador de recuperação de calor

Faça limpeza e manutenção periódicas

Em escritórios de médio porte, os equipamentos de ar condicionado e ventilação são normalmente operados por uma empresa administradora de edifícios. É importante que o gerente de instalações da empresa locatária confirme e compreenda o status de operação do equipamento de ventilação (tempo, volume do fluxo de ar, etc.), assim como o status de limpeza e manutenção.

No entanto, em edifícios de escritórios de pequeno porte, as próprias empresas locatárias dos escritórios podem ter que gerenciar, limpar e manter os equipamentos de ventilação. Os filtros são sempre instalados nos dutos de ventilação (passagens fechadas para circulação de ar), atrás das grelhas de ventilação em paredes e tetos, e requerem verificação. Em comparação com os condicionadores de ar, é menos provável que as pessoas estejam cientes dos efeitos do equipamento de ventilação e podem sequer notar uma redução na capacidade de ventilação, devido à negligência de manutenção – tal como a não substituição dos filtros de ar.

Como a eficiência da ventilação diminui quando os filtros estão obstruídos, deve-se trocar esses filtros periodicamente.
Para fins de orientação** , deve-se inspecionar os filtros uma vez ao mês, para checar sua limpeza e condição, e substituí-los uma vez ao ano.
Como os filtros impedem a entrada de insetos e protegem o equipamento de ventilação, nunca opere esse equipamento sem os filtros.

*
Referência: Consulte um especialista em HVAC sobre as práticas de manutenção e inspeção periódicas recomendadas (Associação da Indústria de Refrigeração e Ar Condicionado do Japão), para garantir uma longa vida útil e confiabilidade aos ventiladores de recuperação de calor.

Caso tenha algum problema de operação, manutenção ou limpeza do equipamento de ventilação, consulte um especialista em HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado).

② Crie uma passagem de ar abrindo janelas e portas de entrada

Uso de equipamentos de ventilação com janelas e portas abertas

Nos escritórios, é comum que o layout e as divisórias mudem; dessa forma, o fluxo de ar assumido na época da instalação do sistema pode não ser tão eficaz para a situação atual. Por esse motivo, temperaturas desiguais e estagnação do ar costumam ocorrer facilmente em vários locais. Em escritórios de pequeno a médio porte, é possível alterar o fluxo de ar, de modo confiável e eficaz, usando o equipamento de ventilação juntamente com a abertura de janelas e portas de entrada.
O período de tempo e a frequência normais para ventilar um edifício, ao se abrir janelas, são de 10 minutos por hora, aproximadamente. O efeito se torna ainda melhor quando a ventilação é efetuada em duas vezes de cinco minutos a cada hora, quando comparada a uma só vez de dez minutos a cada hora. Em outras palavras, quanto maior a frequência de ventilação, maior será a eficácia. É recomendável ventilar antes do início do horário de trabalho e durante os intervalos.

Método para abrir janelas (e portas), de modo a criar uma passagem de ar

Quando a ventilação é efetuada por janelas abertas, é melhor abrir sempre duas janelas ao invés de uma, a fim de criar uma passagem de ar e obter uma ventilação eficiente. Será ainda mais eficiente se as duas janelas estiverem em diagonal entre si.

Bom exemplo: É eficiente abrir janelas dispostas na diagonal entre si.

Para um escritório de médio porte

Para um escritório de pequeno porte

Abrir duas janelas posicionadas muito próximas entre si irá impedir que o ar flua por todo o ambiente.

Mau exemplo: A ineficiência é resultado da abertura de janelas muito próximas, devido à pequena área de circulação do ar.

Para um escritório de médio porte

Para um escritório de pequeno porte

No caso de dificuldades em obter uma corrente de ar interna, mesmo com as janelas abertas

Quando perceber que o ambiente tem um fluxo de ar reduzido, abra apenas parcialmente a janela de entrada de ar e abra totalmente a janela de saída de ar. Isto irá elevar a eficiência da ventilação, já que uma abertura menor para o suprimento de ar faz com que o ar flua de modo forçado. Dessa maneira, estreitar a abertura da entrada de ar e ampliar a abertura da saída de ar ajuda a misturar o ar interno e a ventilar uma área maior do ambiente.

Em ambientes sem janelas

Quando um ambiente não possui janelas, tal como uma sala de reunião, é necessário verificar antes as posições das grelhas de ventilação (exaustão de ar) no teto. Abrir a porta do local e instalar ventiladores ou circuladores de ar nesse local ajudará a criar um fluxo de ar para fora dele..

Exemplo ①: Nos escritórios onde a grelha de ventilação (exaustão de ar) está fora do ambiente / sala de reunião

Quando a ventilação (exaustão de ar) estiver fora do ambiente, abra a porta e use um ventilador, de modo a dirigir o ar para FORA desse ambiente.
* Nesse caso, ter ventiladores ou circuladores de ar posicionados tanto dentro da sala de conferências como junto ao lado externo da porta é mais eficaz.

Exemplo ②: Nos escritórios onde a grelha de ventilação (exaustão de ar) está dentro do ambiente / sala de reunião

Quando a ventilação (exaustão de ar) estiver dentro do ambiente/sala de conferências, abra a porta e use um ventilador, de modo a dirigir o ar para DENTRO do ambiente.

Dados experimentais: Concentração de CO2 em salas de reunião

Salas de reunião confinadas são especialmente suscetíveis à estagnação do ar. Em reuniões longas ou com grande número de pessoas, a concentração de CO2 no ambiente aumenta rapidamente, com a respiração exalada de cada pessoa, e esse acúmulo de CO2 causa lapsos de concentração mental.
Para ventilar rapidamente uma sala de reuniões, combine o equipamento de ventilação com a abertura de janelas e portas.

Alterações na concentração de CO2 em uma sala de reunião

3. Escritórios e lojas em grandes edifícios com janelas fechadas

Em grandes edifícios onde as janelas permanecem fechadas, tais como edifícios de escritórios e comerciais, a ventilação é efetivamente realizada pelos sistemas de ventilação. Em grandes espaços, a ventilação ocorre com maior eficiência utilizando-se máquinas de grande porte. Por esse motivo, o equipamento de ventilação é instalado em uma sala de máquinas inacessível ao público em geral, sendo utilizado somente pela empresa administradora de edifícios.

Não é preciso imaginar se há uma ventilação adequada, mesmo que as janelas estejam sempre fechadas.
No caso de edifícios comerciais e de escritórios, as normas estipulam que todo edifício deve estar equipado com capacidade de ventilação suficiente para garantir a saúde dos ocupantes, mesmo com o edifício lotado.

No entanto, a operação do equipamento de ventilação difere de um edifício para outro. A ventilação opera em um horário definido, de acordo com um programa predeterminado, com base na presença de pessoas (das 9 às 18h, por exemplo). De acordo com a hora do dia, o sistema de ventilação pode não estar em operação. Ao trabalhar fora do horário comercial ou em feriados, deve-se confirmar a operação com o gerente de instalações da empresa ou com a empresa administradora de edifícios, para garantir uma ventilação adequada durante o trabalho.

Verificação dos itens do equipamento de ventilação

① Local da instalação e tipo de ventiladores e equipamentos de ventilação (grelhas de ventilação: grelhas de exaustão de ar, grelhas de suprimento de ar, etc.)
Espaço de conveniência / escritórios, salas de reunião, recepções, salas executivas, vestiários, locais de suprimento de água quente, banheiros, etc.

② Horário de operação do equipamento de ventilação (dias úteis / feriados)

③ Volume de ar definido para ventilação (dias úteis / feriados)

④ Programação e horário de manutenção do equipamento de ventilação

⑤ Programação e ciclo de limpeza e substituição de filtros

Filtro sujo

Grelhas de ventilação suja
(Grelhas de exaustão de ar / grelhas de suprimento de ar)

Nos escritórios, pode ocorrer a reunião de muitas pessoas em salas de conferências e de café, fazendo com que o ar viciado e os poluentes aumentem temporariamente. Em tais situações, é recomendável aumentar a ventilação. Veja o método de ventilação mencionado no item “2. Escritórios de pequeno e médio porte - Escritórios em edifícios de pequeno e médio porte, com 10 andares ou menos.”

Além disso, mesmo em edifícios grandes sem janelas, quando há um controle remoto para o ar condicionado ou o equipamento de ventilação no ambiente, é necessário que os ocupantes gerenciem a ventilação por conta própria. Veja o item “2. Escritórios de pequeno e médio porte - Escritórios em edifícios de pequeno e médio porte, com 10 andares ou menos” para conselhos úteis.

Sumário do Método de Ventilação para Escritórios e Lojas

Ao ventilar escritórios ou lojas, é melhor verificar primeiro o tipo de equipamento de ventilação instalado e saber usá-lo adequadamente para ventilar o espaço interno. No entanto, de acordo com certos fatores, tais como hora do dia, número de pessoas reunidas, alterações nas divisórias do escritório e grau de limpeza dos filtros, pode-se ter uma ventilação inadequada. Usando o método aqui apresentado, é possível criar um fluxo de ar e ventilar efetivamente o espaço interno, segundo cada ambiente de trabalho e design de edifício. No caso de salas de conferências e outros espaços fechados, é uma boa rotina manter uma ventilação adequada abrindo a porta antes do início e após o término de uma reunião.

Selecione e implemente "regras de ventilação para ambientes de escritórios"

Se a ventilação por janelas for viável para seu escritório, procure adotar regras de ventilação e práticas de ventilação diária, aplicando uma alternância de responsabilidade pelo cumprimento de tais regras. Abrir as janelas todas as manhãs, antes de iniciar o trabalho, e deixar sair todo o ar interno acumulado durante a noite, permite começar todos os dias com um ambiente de trabalho saudável e agradável. Especialmente às segundas-feiras, durante o verão, quando o ar quente e estagnado é acumulado durante o fim de semana, ventilar o ambiente antes de ligar o ar condicionado pode ajudar a poupar energia elétrica, ao reduzir a temperatura ambiente.

Selecione e implemente "regras de ventilação para salas de reunião"

É recomendável selecionar e implementar métodos de ventilação para as ocasiões em que pessoas entram e saem das salas de reunião.
Por exemplo, ventile o ambiente abrindo a porta por alguns minutos a cada hora; ou quando a reunião terminar e não houver mais ninguém na sala. Selecionar e implementar regras simples, tal como deixar sempre a porta aberta após o encerramento de uma reunião, cria uma boa rotina de ventilação.

Minhas regras de ventilação para salas de reunião (exemplo)

"Mudando o ar ao mesmo tempo em que muda o número de pessoas"

  • Lembre-se de abrir a porta por 10 minutos em reuniões de uma hora
  • Deixe a porta aberta quando sair da sala após uma reunião.
  • Abra as portas de cada sala de conferências todos os dias, ao final do trabalho e ao sair do escritório.

A Daikin, como empresa que fornece soluções de ar, irá continuar oferecendo ar com conforto e segurança aos clientes de todo o mundo, sempre buscando novas possibilidades para o ar e divulgando sua importância.