Fechar

Daikin Brasil Brasil

Menu

Daikin

Uma história de inovação

A história da DAIKIN é também a história do AR-CONDICIONADO. Leia mais sobre estes 95 anos de conquistas aqui!

1920

1924 Comercial

Trocadores de calor para aeronaves são produzidos pela Osaka Kinzoku Kogyosho Ltd.

Após trabalhar na Osaka Artillery Arsenal e em uma empresa privada, o nosso fundador, o Sr. Akira Yamada abriu a sua própria empresa, a Osaka Kinzoku Kogyosho Ltd. com sede em Osaka-Japão. Começa aqui a história de sucesso da Daikin!

1924
1930

1935 Fluorquímicos

Fluido refrigerante à base de fluorcabono é fabricado com sucesso.

Como resultado de pesquisa e desenvolvimento na área de fluido refrigerante à base de fluorcarbono a empresa começa um novo negócio produzindo o mesmo industrialmente.

1935

1938 Comercial

“MIFUJIRATOR” - Unidade de Refrigeração para equipar submarinos usando fluido refrigerante à base de fluorcarbono é entregue para a Marinha japonesa.

Graças a um excelente resultado de pesquisa e desenvolvimento sobre fluidos refrigerantes à base de fluorcarbono, inicia-se a produção de Unidades de Refrigeração na empresa e desta forma começou-se um novo negócio. Em 1936, a Nankai Electric Railway disponibiliza para os seus clientes o primeiro trem de passageiros com ar-condicionado do Japão. A tecnologia Daikin equipa os mesmos. Depois disso, Daikin foca-se no desenvolvimento e produção do " MIFUJIRATOR ", uma Unidade de Refrigeração para submarinos da marinha japonesa. Em 1938, a Daikin alcançado seu objetivo com a entrega ao Kure Naval Arsenal da primeira unidade deste modelo.

1938
1960

1963 Comercial

É estabelecida a maior base produtiva de ar-condicionado Comercial

1966 Industrial

Inicia-se a produção de Resfriadores de Líquido (Chillers) com compressores do tipo Centrífugo.
1970

1970 Fluorquímicos

Lançamento do “DAI-EL”, fluorelastômero.

1972 Comercial

Nasce a Daikin Europe N.V.

1973 Residencial

São desenvolvidos os primeiros ar-condicionados com o conceito MULTI SPLIT.

Lançamento no mercado um novo conceito de ar-condicionado, o MULTI SPLIT, que possibilita conectar múltiplas unidades internas a apenas uma unidade externa. Para quem precisa climatizar vários ambientes este é o produto ideal e o MULTI SPLIT logo torna-se um sucesso instantâneo de vendas.

1973

1976 Fluorquímicos

É lançado o “DAIFREE”, agente desmoldante fluorcarbono.

1978 Comercial

É lançado o "SkyAir" , um produto desenvolvido para atender lojas e pequenos escritórios.

É o primeiro caso de utilização de ar-condicionado do tipo PACKAGE. O "SkyAir" vem equipado com resistência elétrica para aquecer o compressor na partida em casos de baixa temperatura externa. Desde então o “SkyAir” torna-se um produto líder de mercado.

1978
1980

1981 Comercial

Lançamento mundial de Unidade de Refrigeração mais compacta.

1982 Fluorquímicos

São lançados os Fluorpolímeros PFA e ETFE.

1982 Comercial

Lança no Japão o primeiro modelo de ar-condicionado MULTI SPLIT de aplicação comercial.

A Daikin começa a comercializar um novo conceito de MULTI SPLIT chamado " VRV“, voltado para climatizar os edifícios comerciais de pequeno e médio porte. Comparado com o sistema de ar-condicionado Central, que até então eram utilizado para climatizar todo o edifício, o principal ganho verificado foi a economia de energia. Desde então, VRV tornou-se o sistema de ar-condicionado mais comum para edifícios de pequeno e médio porte no Japão.

1982

1984 Residencial

Comercializa o primeiro ar-condicionado com compressor Inverter Daikin.

1984 Comercial

Atinge a marca histórica da produção de 1 milhão de unidades de ar-condicionado.

1985 Residencial

Lança o ar-condicionado tipo MULTI SPLIT com água quente.

1988 Fluorquímicos

Lança o “LEZANOVA”, um produto para impregnação de couro natural.
1990

1992 Fluorquímicos

Desenvolve e lança no mercado o Sistema de Recuperação de Fluorcarbono.

1992 Fluorquímicos

Lança o “ZEFFLE”, resina para tinta reflexiva ao infravermelho.

1993 Comercial

É lançado o Serviço de Monitoramento em Rede para ar-condicionado.

Daikin cria o Serviço de Monitoramento em Rede para ar-condicionado. Trata-se de um sistema de auto-diagnóstico que opera em real-time, proporcionando ao usuário um atendimento físico em até duas horas da abertura do chamado, a qualquer hora do dia ou da noite.

1993

1994 Comercial

Lança o “FREEZE MULTI”, um ar-condicionado para baixas temperaturas externas.

1994 Comercial

Certificação ISO 9001 para todas as plantas de ar-condicionado Daikin no Japão.

1995 Fluorquímicos

Inicia a operação de uma planta de manufatura para fluorpolímeros *NEOFLON” FEP e ETPE.

1996 Comercial

Lança o MULTI SPLIT VRV com Termo Acumulação.

1997 Fluorquímicos

Inicia a produção em escala industrial do fluido refrigerante R-32.

1998 Residencial

Agrega à sua linha, produtos com o fluido refrigerante R-410A.

1998 Comercial

Lança o “SkyAir SUPER INVERTER 60".

É lançado o “SkyAir SUPER INVERTER 60" que tem como característica principal a redução significativa do consumo de energia elétrica. É também uma solução às questões ambientais globais, tais como as regras restritivas à emissões de dióxido de carbono. Em 1999, este produto foi o primeiro ar-condicionado de uso Comercial a ser agraciado com o Prêmio Diretor Geral da Agência de Recursos Naturais e Energia do Japão.

1998

1999 Comercial

Atinge o volume de produção de 5 milhões de unidades de ar-condicionado.
2000

2000 Comercial

Lança o “SUPER INVERTER ZEAS”, que é um produto voltado para o mercado de escritórios comerciais que buscam redução expressiva de consumo energia.

2000 Fluorquímicos

Funda o Instituto de Tecnologia Química Avançada no USA.

2003 Fluorquímicos

Lança o “NEOFLON” EFPE.

2003 Comercial

Lança o “VRV Q SERIES” que possibilita a utilização de um produto de última geração em uma instalação pré-existente e obsoleta.

Além de permitir a utilização da tubulação existente em uma instalação, o "VRV Q SERIES” diminuiu o tempo de instalação para o caso de substituição de equipamento. Esta linha de produtos conseguiu atender a crescente demanda de upgrade de aparelhos de ar-condicionado em edifícios comerciais.

2003

2003 Fluorquímicos

Opera uma fábrica em Changsu para Daikin Fluorquímicos Co. Ltd. (China).

2006 Industrial

Daikin Industries adquire a OYL, maior fabricante mundial de ar-condicionado.

Daikin adquiriu OYL Industries Berhad, empresa de renome mundial em ar-condicionado e filtros de ar de uso comercial. Com esta aquisição a Daikin ganhou novas áreas de negócio e criou as bases necessárias para a expansão dos seus negócios para a América do Norte e mercados emergentes.

2006

2006 Residencial

Lança “DAIKIN ALTHERMA“, um sistema para aquecimento de água de condensação a ar.

2007 Comercial

Lança o “DESICA" que utiliza o ar exterior para controlar a umidade.

O “DESICA” é equipado por um trocador de calor altamente eficiente na retirada de umidade e que consome apenas um sexto da energia dos dispositivos de controle de humidade convencionais. Em 2011, o "DESICA" recebeu do Ministério da Economia Japonês o Prêmio Inovação - Comércio e Indústria na Comenda Nacional de Invenção.

2007

2007 Fluorquímicos

Lança o “OPTOOL DAC” agente anti-mancha fluorado curado por UV.

2008 Residencial

Daikin com o objetivo de expandir a tecnologia inverter pelo mercado, firma acordo de produção com a empresa Gree Electric na China.

2009 Industrial

Lança o “HEXAGON MODULE CHILLER" para conforto e aplicação fabril.

Equipado com compressor DC Inverter de altíssima eficiência, “HEXAGON MODULE CHILLER" da Daikin melhorou sensivelmente a eficiência energética em resfriamento desta linha de produtos. Com a forma hexagonal que seus trocadores de calor do lado ar tem, este CHILLER alcançou uma economia de espaço substancial em instalações onde os produtos são instalados lado a lado.

2009
2010

2011 Comercial

Lança o “VRV ENERGY-SAVING TUNING” para o verão no Japão

2012 Residencial

Adquire a GOODMAN, a maior empresa Americana de ar-condicionado Residencial dos EUA.

Tendo ampliado a sua presença nos EUA com a abertura de Daikin AC Inc. em 2005 e com a aquisição de OYL Industries Berhad em 2006 a Daikin ampliou ainda mais as suas áreas de negócio, com a aquisição da Global Group Goodman, Inc. Esta última aquisição marcou a entrada em larga escala Daikin no mercado unitário residencial dos EUA, onde condicionadores de ar com unidades internas dutadas dominam o mercado. A sinergia da aquisição permitiu a diferenciação da linha de produtos em relação a linha dos concorrentes locais junto à rede de distribuição Goodman. Obviamente que a aquisição da Goodman tornou-se o componente-chave na estratégia global de expansão da Daikin.

2012

2012 Residencial

Lança o SPLIT “URUSARA 7" , que utiliza fluido refrigerante R-32

O fluido refrigerante R-32 é um fluido que tem um impacto menor sobre o meio ambiente e tem melhor eficiência energética do que o R-410A . O “URUSARA 7" foi o primeiro SPLIT no mundo desenvolvido com R-32 e foi recebido com grande entusiasmo pelo mercado. Em 2013 “URUSARA 7" recebeu vários prêmios, incluindo o "Prêmio do Primeiro-Ministro " no 5º Monodzukuri Nippon Grand Awards pela excelente engenharia empregada no produto. Recebeu também o prêmio “Ministro da Economia, Comércio e Indústria" do Grande Prêmio de Conservação de Energia por sua eficiência energética e um Prêmio de design no Red Dot 2013.

2012

2013 Residencial

Expande o uso do fluido refrigerante R-32 para a India.

2013 Comercial

Lança o “FIVE STARS ZEAS”, condicionador de ar com fluido refrigerante R-32.

Condicionadores de ar comerciais tem grande impacto sobre o meio ambiente por causa da quantidade de fluido refrigerante que utilizam. Por esta razão, minimizar o impacto ambiental de seus produtos tem se tornado um forte direcionamento para a Daikin. Como uma empresa líder na indústria do ar-condicionado, a Daikin tornou-se a primeira empresa a adotar R-32 para condicionadores de ar comerciais e por este motivo, em 2014, a Daikin recebe o Prêmio Diretor Geral da Agência de Recursos Naturais e Energia do Japão por mais este feito.

2013

2014 Comercial

Atinge a produção de 10 milhões de condicionadores de ar do tipo PACKAGE.

2015 Comercial

Lança o “VRV R – HEAT RECOVERY”.

2015 Fluorquímicos

Adquire a divisão de fluidos refrigerantes e propelentes farmacêuticos da SOLVAY.

2015 Comercial

Abre as portas do CENTRO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA.

Carrinho de compras

Finalizar compra