A climatização de ambientes, em um país tropical como o Brasil, que possui grande variação de temperaturas, é essencial para manter o conforto térmico em comércios, indústrias e residências. Nesse sentido, contar com um sistema de climatização se faz necessário. 

Antes de comprar um aparelho de ar-condicionado, é importante saber que existem diferentes tipos e capacidades de climatização que vão atender a necessidade de cada tipo de ambiente. O modelo split é o mais comum, no qual a condensadora e evaporadora são unidades separadas, externa e interna, respectivamente.  

Neste artigo vamos falar, mais especificamente, sobre o ar-condicionado multi split e quais motivos levam a optar por esse modelo. 

Split X Multi split: entenda a diferença 

O sistema de ar-condicionado split é formado por duas unidades responsáveis pelas trocas de calor entre o ambiente interno e externo. Condensadora (externa) e evaporadora (interna) são conectadas por tubulações de cobre e um dreno para a água resultante do processo de resfriamento do ar. 

A diferença essencial para o sistema multi split é a quantidade de evaporadoras que podem ser conectadas a uma única condensadora. Nesse sistema é possível conectar ao mesmo tempo até 5 unidades internas, possibilitando a climatização de múltiplos ambientes com a máxima eficiência energética. 

Características do multi split 

O fato de todas as unidades internas estarem integradas a uma mesma condensadora não é limitante para o ajuste da temperatura de cada ambiente de forma independente, pois cada evaporadora possui seu próprio controle remoto. 

Com relação ao consumo da potência total, cada sistema contém suas especificações, podendo ou não ser dividido igualmente entre as evaporadoras de acordo com o uso.  

Tanto instalação e manutenção do ar-condicionado podem ser realizados de uma única vez no sistema, evitando custos mais altos com intervenções mais trabalhosas.  

Qual seria a unidade interna ideal? 

A Daikin oferece várias opções de evaporadoras que se podem ser conectadas à condensadora, e podem ser aplicadas de acordo com o projeto, como: 

  • SplitHiWall: com design minimalista, instalação simples na parede e qualidade em sua construção, o Hi Wall Daikin proporciona excelente conforto, controle de temperatura e operação silenciosa; 
  • Duto: os modelos tipo duto possuem designslime compacto, permitindo assim serem instalados facilmente em espaços limitados, e ficando ocultos, não interferem na decoração do ambiente; 
  • Cassete 1 Via: o design inovador e liso do painel torna difícil o acúmulo de poeira, tornando a limpeza mais simples. Por ficar dentro do forro, torna-se discreto e apenas o seu painel fica visível;
  • CasseteMultiflowCompacto: os aparelhos Cassetes possuem design diferenciado, próprio para ambientes sofisticados, sendo instalados dentro do forro e tornando-se um equipamento discreto, com um baixo nível de ruído e apenas o seu painel é visível. 

 Em um mundo onde o espaço está cada vez mais caro e raro, o multi split tem seu lugar garantido, principalmente nas grandes cidades onde predomina cada vez mais a moradia em edifícios. E com o Multi Split Advance da Daikin, você recebe a garantia de 2 anos para o produto total e 5 anos para o compressor! 

Quanto custa um ar-condicionado multi split? 

Essa é uma dúvida recorrente à quem busca adquirir um sistema de climatização, independente do modelo de aparelho. Nesse caso, para climatizar ambientes amplos ou múltiplos utilizando um sistema integrado, é necessário realizar um projeto personalizado. 

Tratando-se especificamente do modelo multi split de ar-condicionado, além da capacidade térmica, o dimensionamento personalizado para os ambientes, a quantidade de evaporadoras e o modelo de cada uma delas influenciarão no custo final de aquisição. 

Fazem parte desse cálculo os custos de instalação que envolvem o serviço do profissional e as pequenas obras na estrutura do espaço. Um dos principais benefícios do sistema de climatização com apenas uma condensadora é o custo-benefício.