Daikin Brasil Brasil

Menu

24.jun.2020 / AR-CONDICIONADO

Garantir o conforto térmico em ambientes residenciais depende da escolha certa do aparelho de ar-condicionado. Nessa busca, você vai encontrar uma infinidade de tipos, tamanhos e potências (Btu/h)

Diferente de ambientes comerciais ou industriais, o projeto de climatização residencial possui menor complexidade, já que costuma atender a cômodos específicos como a sala ou quartos e, na maioria das vezes, sem grandes obras de infraestrutura. 

Porém, a variedade de modelos de ar-condicionado para residências faz com que a maioria das pessoas pense que a eficiência está ligada apenas à potência (Btu/h).

Saiba o que você deve observar em um projeto residencial e confira nossas sugestões para sua casa.

Capacidade térmica

Para garantir uma temperatura agradável, é necessário que a carga térmica ou potência do ar-condicionado seja suficiente para resfriar ou aquecer (no caso dos modelos que possuem ciclo reverso) o ambiente em que o aparelho esteja instalado.

O cálculo de Btu/h feito pelo instalador leva em consideração as dimensões do ambiente, incidência solar no ambiente, ventilação, circulação de pessoas e quantidade de aparelhos eletroeletrônicos presentes em cada cômodo.

Algumas pessoas acreditam que o melhor modelo de ar-condicionado é aquele com maior Btu/h, mas isso pode representar gastos com a aquisição e consumo de energia elétrica desnecessários.

Eficiência energética

O período de uso do ar-condicionado e as funcionalidades presentes em cada modelo ajudam a evitar custos maiores com a conta de luz no final do mês.

Por isso, ao escolher o modelo de ar para sua residência, dê preferência aos que possuem a tecnologia inverter, que permite uma economia de até 70% no consumo de energia em comparação a outros aparelhos sem esse tipo de compressor.

Isso porque o ar-condicionado inverter mantém a temperatura regulada no controle para o ambiente através de um motor que aumenta ou reduz a velocidade, evitando assim o consumo desnecessário de energia.

Saiba mais em: https://www.daikin.com.br/diferenciais/inverter

Instalação e Manutenção

Seja para apartamento ou casas, é importante verificar as dimensões do local como altura da parede e distância entre o teto onde serão instaladas as unidades interna (evaporadora) e externa (condensadora).

Esses componentes não podem estar atrás de cortinas, acabamentos, móveis ou quaisquer outros objetos que impeçam a ventilação, com riscos de reduzir a eficiência e prejudicar o funcionamento do ar-condicionado.

Além disso, o aparelho deve ser de fácil acesso para limpeza e manutenção, uma vez que de tempos em tempos é necessário que elas sejam realizadas.

Conheça os modelos de ar-condicionado

O ar-condicionado split é o tipo mais comum pela viabilidade de instalação, eficiência na climatização de residências e baixo nível de ruído, ideal para dormitórios. 

Multi Split Advance – com 5 evaporadoras ligadas em uma única condensadora, é possível escolher a unidade interna que se adequa a cada ambiente, podendo ser controladas individualmente para atender às necessidades de cada membro da família com máxima eficiência energética.

O fato de possuir uma única unidade externa compacta proporciona flexibilidade de instalação e ocupa menos espaço no ambiente. E é possível escolher a unidade evaporadora, utilizando desde um split hi wall, um cassete de 1 ou 4 vias compacto ou mesmo uma evaporadora de duto. Cada evaporadora tem uma aplicação específica, sendo utilizadas para melhorar a distribuição de ar e o design de interiores do ambiente. 

SkyAir Cassete – instalados no teto, é a melhor opção para locais amplos com pé direito alto. O modelo realiza insuflamento em 360 graus, e proporciona conforto térmico para todas as pessoas no ambiente por ter uma distribuição mais homogênea de ar. Por não ter pontos cegos na distribuição de ar, o aparelho consegue resfriar o local de forma mais rápida e eficiente, trabalhando com velocidades menores para evitar jatos de ar incômodos aos usuários.

Split Hi Wall Advance – instalado no alto da parede, o Split Hi Wall Advance oferece desempenho superior, possibilitando maior conforto e menor consumo de energia graças à tecnologia inverter Daikin. Com um design moderno e elegante, o Split  é uma excelente opção para qualquer ambiente.

Split Hi Wall Exclusive – outro modelo a ser instalado no alto da parede, com um design moderno, clean e elegante, o Split Hi Wall Exclusive possui o fluxo de ar coanda, que através do design do painel garante a melhor distribuição de ar no ambiente sem criar desconforto para o usuário.

Além dos splits, existem para projetos de climatização em residências maiores, as unidades internas dutadas.

Todos os modelos possuem baixo nível de ruído, ideal para dormitórios.

Acesse a página da Daikin na área de Produtos e confira todos os modelos e suas especificações.

Ainda assim, conhecendo suas opções, é preciso contar com a ajuda de um instalador profissional credenciado que vai ajudar a encontrar a melhor solução para o seu ambiente. Visite o Simulador de Capacidade da Daikin e veja nossas sugestões para sua residência.

Ar-condicionado residencial escolher ar-condicionado modelo de ar-condicionado

6 respostas para “Qual melhor modelo de ar-condicionado para residência?”

  1. Excelente post!
    Estamos sempre acompanhando o Blog da Daikin.
    Parabens!

    Equipe Arquitetura Térmica
    http://www.arquiteturatermica.com.br

  2. Aldeiza Matos disse:

    Pior empresa para resolver um problema. Não.tem telefone, nem assistência técnica. Não consigo falar com ninguém. Meu esta na garantia e nao.consigo resolver meu problema.

  3. Augusto Costa Melo Junior disse:

    Comprei 4 maquinas da daikin, do distribuidor arfree, onde 2 maquinas de 12000 btus não funcionam, há mais de 15 dias tentando assistência técnica e nada foi solucionado. Qual melhor solução???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *