Daikin Brasil Brasil

Menu

17.jun.2020 / DICAS

A instalação de ar-condicionado contempla a conexão das duas partes do aparelho, interna e externa, além da utilização de tubos para transporte do fluido refrigerante e também de canos para água drenada do ambiente. Essas condições, muitas vezes, resultam em tubulação aparente.

A tubulação de ar-condicionado é delicada e deve ser feita com muita atenção para evitar vazamentos e garantir a eficiência do aparelho. Esconder a tubulação é uma necessidade estética para o ambiente, embora muitas tendências de design e decoração já assumam a tubulação aparente, principalmente para conceitos mais industriais.

Neste artigo, focamos nos casos que desejam esconder a tubulação ou dar um acabamento mais polido à instalação. Confira as dicas Daikin Brasil nos próximos tópicos.

Utilizando canaletas

A opção mais simples para cobrir a tubulação e mangueiras do ar-condicionado é utilizando canaletas de plástico, já utilizadas para outras instalações elétricas. Essas canaletas geralmente são neutras, sem cor ou textura, o que conta como um ponto benefício para a decoração e organização do ambiente. Um problema é que, dependendo dos pontos de instalação, a canaleta vai passar pelo ambiente todo e deixar um aspecto grosseiro.

Com viga falsa ou nicho

Se existir essa possibilidade de alteração na estrutura arquitetônica, utilizar uma viga falsa ou nicho na parede ou teto é uma boa solução. Neste caso, a tubulação e ligações necessárias correm por trás da viga ou ao fundo do nicho. No caso dos modelos de aparelho cassete, embutido no teto, essa estrutura é o padrão para a instalação correta do ar-condicionado.

Sobre uma janela

Existe ainda a possibilidade de instalar o ar-condicionado sobre uma janela. Lembrando que estamos falando aqui dos modelos de parede como o split, e não dos aparelhos de janela que necessitam apenas da conexão da tubulação para drenagem da água condensada.

Com marcenaria

A instalação de ar-condicionado pode ser complementada com elementos decorativos para esconder a tubulação. A marcenaria é uma boa pedida, unindo beleza e funcionalidade, para essa demanda. Pode ser encomendado um projeto sob medida unindo painéis, estantes, prateleiras, nichos, armários e outras peças.

A tubulação passa por trás e ao redor da madeira. Atenção extra para os canos de drenagem, já que vazamentos de água podem danificar a marcenaria e as paredes.

Cobrindo com gesso ou drywall

É uma finalização mais profissional, mas que geralmente só é possível em grandes reformas. O encanamento é passado dentro da parede, que então é coberta com gesso ou placas de drywall. Também é a situação em que a tubulação é presa rente ao teto e coberta com sanca de gesso ou teto rebaixado.

Nesse caso, o projeto é complexo e deve ser acompanhado não só pelos instaladores como também por arquitetos ou engenheiros atentos ao projeto de estrutura e decoração do espaço.

Estas são algumas opções para driblar a tubulação aparente. O desejo ou necessidade de esconder os tubos do ar-condicionado devem estar acompanhados de uma instalação profissional. Aproveite e conheça a linha de produtos residenciais da Daikin Brasil.

como esconder tubulação tubulação aparente Tubulação de ar condicionado

4 respostas para “Tubulação aparente: como esconder tubulação de ar-condicionado?”

  1. Excelente post!
    Por isso é muito importante um projeto de ar condicionado preliminar, para que ja sejam previstos os pontos de infraestrutura compatibilizando com as demais disciplinas da obra como eletrica, estrutural, arquitetônico e hidráulico.

    Estamos sempre acompanhando o Blog da Daikin.
    Parabens!

    Equipe Arquitetura Térmica
    http://www.arquiteturatermica.com.br

  2. Por isso é muito importante um projeto de ar condicionado preliminar, para que ja sejam previstos os pontos de infraestrutura compatibilizando com as demais disciplinas da obra como eletrica, estrutural, arquitetônico e hidráulico.

    Estamos sempre acompanhando o Blog da Daikin.
    Parabens!

    Equipe Arquitetura Térmica
    http://www.arquiteturatermica.com.br

  3. ELANE BORGES DA SILVA disse:

    Atendeu a expectativa. Esclarecimentos simples e de fácil entendimento para quem é leigo no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *