Condensador de ar-condicionado

Um condensador ou unidade condensadora é um dispositivo de troca de calor, semelhante ao evaporador, porém, é na unidade condensadora que o fluido refrigerante, que corre dentro do circuito frigorífico, rejeita o calor do sistema para o ar ao redor, para o ar circundante.

Em um típico condensador o fluido refrigerante entra em estado superaquecido, em seguida é condensado rejeitando calor para um meio externo que pode ser o ar, ou água, etc. O fluido refrigerante ao deixar o condensador está no estado líquido saturado ou sub-resfriado, dependendo da temperatura externa e também do tipo de condensador.

Em outras palavras, o condensador transforma fluido refrigerante no estado de vapor (proveniente do compressor) para o estado líquido.

Abaixo um típico ciclo de refrigeração por compressão de vapor, utilizado em ar condicionado e refrigeração.

Muito bem, após esta breve definição, e antes de dizer como limpar um condensador, vamos dizer o porque de limpar, sim, é isso mesmo.

O condensador, assim como o evaporador, tem uma serpentina de troca de calor, um ventilador, carcaça. O condensador, que está do lado de fora do ambiente condicionado, fica sujeito às intempéries.

Serpentina suja provoca aumento de corrente e pressão de trabalho, obstrui o fluxo de ar, o ventilador e o compressor trabalham “forçados”, muitas vezes o rendimento não é atingido e o usuário sente desconforto no ambiente condicionado. Serpentina muito suja pode levar até uma pane de compressor, peça chave, fundamental e de maior preço dentre todas do condensador. Então, acha que vale a pena limpar o condensador?

Como limpar o condensador

Em contratos de manutenção preventiva que dispõem do PMOC de acompanhamento, é comum encontrarmos uma frequência de limpeza mensal do condensador, com limpeza e desmontagem total uma vez por ano. A frequência deve ser definida em função das normas pertinentes e de acordo com o tipo de ambiente do cliente.

De qualquer forma, limpar o condensador é crucial, pelos motivos expostos anteriormente, agora como fazer isso?

Bem, você pode limpar o condensador e a serpentina com uma escova de pelos, também pode usar aspirador de pó. Se a serpentina e suas aletas estiverem muito sujas, é possível usar jato de ar comprimido ou mesmo jato de água, com baixa pressão, tome cuidado para não amassar as aletas.

 

Se for o caso de sujeira profunda impregnada na serpentina e outras partes do condensador, vai exigir desmontagem e limpeza com algum produto desincrustante. Tome cuidado ao utilizar estes produtos, geralmente são ácidos e você deve ler na embalagem do produto as instruções do fabricante antes de usar. Se for o caso de usar um produto como este, depois de usá-lo, lavar bem a serpentina e outra peças com água corrente até a retirada total do produto. O aquecimento faz com que restos de produtos químicos se solidifique no local, o que vai atrapalhar ao invés de ajudar.

O gabinete da máquina pode ser limpo com um pano macio embebido em sabão neutro, com água morna. Não use solventes, ceras ou álcool para limpar peças de plástico.

Por fim, acompanhe no PMOC ou sempre que possível, o estado de limpeza do condensador. O bom rendimento do sistema depende disso.

Por enquanto é só pessoal!