compressor de ar condicionado

Seja qual for o tipo de compressor, estaremos falando de um componente fundamental. O compressor juntamente com o elemento de expansão, evaporador e condensador, completam o ciclo de refrigeração básico. Veja a ilustração abaixo.

Classificação de compressores

Antes de falar sobre os tipos de compressores, precisamos falar como são classificados, eles podem ser:

• Herméticos: Motor e compressor formam uma única peça. São selados, sem parafusos.

• Semi-herméticos: Também têm motor e compressor na mesma carcaça, porém, são mais robustos e são fechados com parafusos.

• Abertos: Neste caso motor e compressor são separados. O acesso é facilitado, podem ser consertados no próprio local onde estão instalados.

Os 5 tipos de compressores

Além das 3 classificações acima, existem ainda 5 tipos de compressores, conforme sua configuração e características de compressão:

• Rotativo: Trata-se de um rotor excêntrico que gira em dentro de um cilindro. São largamente utilizados em ar condicionado.

• Alternativo: A compressão do fluido refrigerante é feita por um pistão que fica dentro de um cilindro, semelhante a um motor de automóvel, vai e vem. Compressores alternativos são mais ruidosos e gastam mais energia, aos poucos estão sendo substituídos pelos rotativos.

• Centrífugo: A compressão do fluido é feita dentro de um alojamento especial por um propulsor de alta velocidade e muitas pás. Também bastante utilizados em condicionadores de ar.

• Parafuso: O elemento compressor é formado por 2 rotores em forma de parafuso, macho e fêmea, que são interligados e giram ao contrário. Interagem como um parafuso girando numa rosca. É um compressor utilizado em equipamentos de grande porte para conforto e também usados em refrigeração comercial.

• Scroll: O compressor espiral ou Scroll possui 2 elementos em forma de espiral, um deles fixo e outro que gira contra o elemento fixo.

Todos eles são usados tanto em refrigeração como em ar condicionado, o que diferencia o uso é o porte, a capacidade. Centrífugos e parafusos são utilizados para grande porte, geralmente a partir de 100 TR. Os rotativos e Scroll, geralmente são empregados até 10 TR. Compressores alternativos, até 150 TR.

Compressores Daikin

Todos os tipos de compressores são utilizados pela Daikin, exceto o alternativo, que como já dissemos, está desaparecendo do mercado.

Vale ressaltar que no mesmo tipo de compressor podemos ter inovações. Por exemplo, os Split Daikin da linha Advance, utilizam compressores rotativos com tecnologia swing inverter. Na tecnologia swing, o pistão é integrado com a palheta, o que evita vazamentos, ruído e desgastes, que são causados pelo atrito mecânico entre estes dois componentes nos compressores rotativos tradicionais. Além disso, são compressores mais eficientes que os outros inverter pois os imãs de Neomydium neles aplicados possuem propriedades magnéticas muito superiores aos de Ferrite, que são normalmente empregados nos compressores inverter do mercado. A Daikin chama esses compressores de “Swing DC Inverter”.

O coração do sistema

Falamos nos 5 tipos de compressores de ar condicionado. Não importa qual o tipo, o compressor é o “coração” do sistema, talvez o componente mais importante de um condicionador. Dentre todas as peças, costuma ser a mais cara, pelos motivos já apresentados.

Até a próxima!