Daikin Brasil Brasil

Menu

11.set.2019 / ECONOMIA DE ENERGIA

Já falamos neste blog sobre condicionadores “Inverter”. Bom, apenas para relembrar, rapidamente, inverter é um sistema incorporado ao compressor que permite a aceleração ou desaceleração do mesmo em função da solicitação de carga/temperatura.

Por exemplo: Através do controle remoto podemos ajustar a temperatura para 20º C, em um dia de verão. O compressor vai então acelerar e proporcionar a vazão de fluido refrigerante necessária para conseguir atingir os 20º C, é o chamado “Set-Point”. Conforme é atingida a temperatura desejada, de forma gradativa, o compressor vai desacelerando, suavemente.

Conforto e economia de energia

O sistema “Inverter” veio para revolucionar o mercado no sentido de que é possível termos conforto e ao mesmo tempo economia em nossos condicionadores de ar.
A forma “suave” com o compressor inverter trabalha, sem picos de corrente ou tensão, é de fato o fator principal do baixo consumo de energia, no entanto, a forma com que usamos o ar condicionado “inverter” pode ser ainda melhor.

Como?

Sabemos que o conforto térmico humano pode ser muito subjetivo, cada pessoa é diferente da outra. Se for homem ou mulher, a idade, a atividade, uma série de fatores podem influenciar a necessidade, no entanto, algumas dicas de uso podem fazer com que você obtenha conforto e economia de energia elétrica ainda maiores.

Tomemos com exemplo uma sala de estar climatizada por um Split Inverter Daikin, da linha “Advance”. Se o usuário chega da rua em um dia de verão é natural que sinta mais calor apesar de ter ligado o condicionador a uma temperatura de 19º C. Até aí, tudo normal.

Mas, se este equipamento já estivesse ligado antes dele chegar em casa? Vejamos:

• Se o condicionador de ar inverter já estivesse ligado, a carga térmica a ser removida seria menor. O compressor inverter estaria em baixa rotação pois já teria vencido a carga térmica.

• Pelo motivo anterior, a temperatura ajustada poderia ser maior, digamos, 23º C. Convenhamos que sair do exterior onde a temperatura está perto dos 30º C ou mais entrar em um ambiente a 23º C pode proporcionar um choque térmico. Imagine com 19º C.

Para ligar o condicionador de ar antes de chegar em casa é possível utilizar a função “timer on” e “timer off”, ou seja, posso programar tanto para ligar como desligar.

O Split Inverter Daikin Advance possui uma função no controle remoto chamada de “PowerFull”. Esta função maximiza o resfriamento (ou aquecimento) em qualquer modo que o condicionador estiver ajustado. Serve justamente para proporcionar o conforto mais rapidamente, quando o usuário chega da rua com muito calor ou muito frio. Por 20 minutos esta função fica ativada, depois disso o equipamento retorna às condições pré-programadas.

Outros fatores

Ligar antes o equipamento é uma boa, no entanto, existem outras atitudes que vão proporcionar melhor uso do seu equipamento, gerando conforto e economia de energia extra, são eles:

1. Lembre-se que ao utilizar seu split inverter, portas e janelas deverão permanecer fechadas, tanto as internas e principalmente as externas. Idem em relação a cortinas e persianas.

2. A temperatura de conforto, embora muito relativa e subjetiva, fica em torno de 23º C no dia a dia. Na hora de dormir ela pode ser ajustada para 24 ou 25º C, e vai te proporcionar uma boa noite de sono. Não é necessário ajustar uma temperatura muito baixa de 20 ou 19º C.

3. Mantenha o filtro da unidade interna (evaporador) sempre limpo. Filtro sujo dificulta a operação e faz com que o consumo de energia aumente muito.

4. Evite ficar ligando e desligando o equipamento a toda hora. Não é necessário, ele já possui a tecnologia “Inverter” que diminui a velocidade do compressor conforme a necessidade.

Em suma

Utilize seu ar condicionado com responsabilidade e de forma a economizar ainda mais energia, afinal de contas, energia elétrica é um bem caro e que tende a ficar cada vez mais caro.

conforto com ar-condicionado conforto e economia de energia com o ar condicionado

Uma resposta para “Como ter conforto e economia de energia com o ar condicionado inverter”

  1. Excelente post. Com as recentes alterações da etiqurtagem do Inmetro, os equipamentos Daikin terão um.destaque ainda mais perceptível no mercado de ar condicionado.

    Equipe Arquitetura Térmica
    http://www.arquiteturatermica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *