Já falamos neste blog sobre condicionadores “Inverter”. Bom, apenas para relembrar, rapidamente, inverter é um sistema incorporado ao compressor que permite a aceleração ou desaceleração do mesmo em função da solicitação de carga/temperatura.
Por exemplo: Através do controle remoto podemos ajustar a temperatura para 20º C, em um dia de verão. O compressor vai então acelerar e proporcionar a vazão de fluido refrigerante necessária para conseguir atingir os 20º C, é o chamado “Set-Point”. Conforme é atingida a temperatura desejada, de forma gradativa, o compressor vai desacelerando, suavemente.
Conforto e economia de energia
O sistema “Inverter” veio para revolucionar o mercado no sentido de que é possível termos conforto e ao mesmo tempo economia em nossos condicionadores de ar.
A forma “suave” com o compressor inverter trabalha, sem picos de corrente ou tensão, é de fato o fator principal do baixo consumo de energia, no entanto, a forma com que usamos o ar condicionado “inverter” pode ser ainda melhor.
Como?
Sabemos que o conforto térmico humano pode ser muito subjetivo, cada pessoa é diferente da outra. Se for homem ou mulher, a idade, a atividade, uma série de fatores podem influenciar a necessidade, no entanto, algumas dicas de uso podem fazer com que você obtenha conforto e economia de energia elétrica ainda maiores.
Tomemos com exemplo uma sala de estar climatizada por um Split Inverter Daikin, da linha “Advance”. Se o usuário chega da rua em um dia de verão é natural que sinta mais calor apesar de ter ligado o condicionador a uma temperatura de 19º C. Até aí, tudo normal.
Mas, se este equipamento já estivesse ligado antes dele chegar em casa? Vejamos:
• Se o condicionador de ar inverter já estivesse ligado, a carga térmica a ser removida seria menor. O compressor inverter estaria em baixa rotação pois já teria vencido a carga térmica.
• Pelo motivo anterior, a temperatura ajustada poderia ser maior, digamos, 23º C. Convenhamos que sair do exterior onde a temperatura está perto dos 30º C ou mais entrar em um ambiente a 23º C pode proporcionar um choque térmico. Imagine com 19º C.
Para ligar o condicionador de ar antes de chegar em casa é possível utilizar a função “timer on” e “timer off”, ou seja, posso programar tanto para ligar como desligar.
O Split Inverter Daikin Advance possui uma função no controle remoto chamada de “PowerFull”. Esta função maximiza o resfriamento (ou aquecimento) em qualquer modo que o condicionador estiver ajustado. Serve justamente para proporcionar o conforto mais rapidamente, quando o usuário chega da rua com muito calor ou muito frio. Por 20 minutos esta função fica ativada, depois disso o equipamento retorna às condições pré-programadas.
Outros fatores
Ligar antes o equipamento é uma boa, no entanto, existem outras atitudes que vão proporcionar melhor uso do seu equipamento, gerando conforto e economia de energia extra, são eles:
1. Lembre-se que ao utilizar seu split inverter, portas e janelas deverão permanecer fechadas, tanto as internas e principalmente as externas. Idem em relação a cortinas e persianas.
2. A temperatura de conforto, embora muito relativa e subjetiva, fica em torno de 23º C no dia a dia. Na hora de dormir ela pode ser ajustada para 24 ou 25º C, e vai te proporcionar uma boa noite de sono. Não é necessário ajustar uma temperatura muito baixa de 20 ou 19º C.
3. Mantenha o filtro da unidade interna (evaporador) sempre limpo. Filtro sujo dificulta a operação e faz com que o consumo de energia aumente muito.
4. Evite ficar ligando e desligando o equipamento a toda hora. Não é necessário, ele já possui a tecnologia “Inverter” que diminui a velocidade do compressor conforme a necessidade.
Em suma
Utilize seu ar condicionado com responsabilidade e de forma a economizar ainda mais energia, afinal de contas, energia elétrica é um bem caro e que tende a ficar cada vez mais caro.
Excelente post. Com as recentes alterações da etiqurtagem do Inmetro, os equipamentos Daikin terão um.destaque ainda mais perceptível no mercado de ar condicionado.
Equipe Arquitetura Térmica
http://www.arquiteturatermica.com.br