Primeiramente é bom dizer que um compressor é projetado para conseguir levar e trazer o fluido refrigerante até uma distância que não comprometa o rendimento do equipamento. É bom lembrar também que existe o arraste de óleo do compressor junto com o fluido refrigerante, assim, se a distância for maior que a permitida, o óleo começa a “enroscar” em determinados trechos da tubulação.

Também existe um mínimo de comprimento da tubulação, sem o qual o compressor pode apresentar 2 coisas indesejáveis: Ruído e vibração. O comprimento mínimo recomendado costuma ser de 3 metros.

De acordo com a capacidade do equipamento a ser instalado, também devemos adotar o diâmetro adequado para as linhas de líquido e gás. Do contrário, poderemos ter um efeito semelhante ao do comprimento de linha.

Some-se a isso, igualmente importantes, as cotas, ou seja, a altura do condensador em relação aos evaporadores, pelos mesmos motivos apresentados.

Split Individual e Multi Split

Comprimento de linha e cotas, são diferentes para Split individual e Multi Split. Tomemos como exemplo a linha Multi Split Advance e a linha Split Hi Wall Advance, ambas da Daikin:

Split Hi Wall Advance

Verificamos aqui que não há muitas dúvidas, o comprimento máximo da tubulação é 30 metros e altura máxima entre condensador e evaporador é 20 metros.

Agora vejamos a linha Multi Split.

Multi Split Advance

Neste caso não é tão claro, mas para isso vejamos as figuras abaixo:

  

Em relação ao desnível máximo permitido as figuras são autoexplicativas.

Em relação ao comprimento máximo de linha frigorífica o quadro na página anterior informa 30 metros para cada ambiente e 80 metros no total, tomando-se como exemplo o condensador 5MXS38PMVM.

Suponha que tenhamos este condensador com 4 evaporadores, sendo que L1, L2, L3, e L4 são os comprimentos de linha.

Conclusão: Embora os comprimentos individuais estejam dentro do limite permitido, o comprimento total está fora do limite. A solução para isso é encurtar 1 ou mais tubulações de forma que a soma dos trechos individuais L1, L2, L3 e L4 seja no máximo 80 metros.

O equipamento mesmo sem seguir estas limitações está funcionando, como pode?

Saiba que os problemas não começam exatamente no Start-Up, como tudo que é novo, pode trabalhar um bom tempo sem apresentar problemas graves, no entanto, é certo que eles virão. Não nos esqueçamos que não seguir estas orientações do fabricante quanto ao comprimento mínimo e máximo das tubulações pode implicar em perda da garantia do produto e descredenciamento da sua empresa.

Se não bastasse, o desgaste com o cliente será enorme, isso pode afetar não só a imagem da sua empresa como a imagem do fabricante também, já que o cliente não separa direito essas coisas.

Portanto, tome cuidado, consulte o manual de instalação do fabricante antes de fazer sua instalação!