Daikin Brasil Brasil

Menu

31.jul.2019 / DICAS

Sabemos que existe uma grande variedade de marcas de ar condicionado, e, portanto, uma grande variedade de controles remotos, já que este é o principal meio de colocar o equipamento em funcionamento.

Antes de falar das funções básicas de um controle remoto, é bom lembrar que nem sempre foi assim. Nos primeiros equipamentos de janela, por exemplo, o acionamento era feito por botões giratórios instalados no próprio condicionador. Nos primeiros split’s, era comum o controle remoto com fio. Agora, conforme foram aparecendo, os controles remotos sem fio estão tomando conta da preferência do cliente.

Vamos explanar as funções que são comuns à maioria do controles, já que dependendo do fabricante teremos algumas particularidades, o controle de alguns parâmetros exclusivos daquele produto. Vamos lá:

1. Botão “Liga/Desliga” ou “On-Off” – É o principal botão, que liga e desliga a máquina, podem ser de várias cores, mas o símbolo é quase sempre o mesmo. 

2. Botão “Modo” ou “Mode”. É um dos principais, é o botão que permite acessar o resfriamento, aquecimento, a ventilação e às vezes, modo automático e modo de desumidificação.

3. Botão “Fan” ou “Ventilação”: É exclusivo para o controle do parâmetro ventilação, para o controle da intensidade, muitas vezes com até 5 velocidades.

4. Setas para cima e para baixo: Estas servem para mudar a temperatura ou acessar um menu ou sub-menu do controle remoto. Também podem servir para confirmar um parâmetro.

5. Botão “Swing” ou “Oscilar”: Presente na maioria dos controles remotos com ou sem fio. Serve para movimentar, paralisar ou reposicionar as aletas frontais (insuflamento de ar frio) dos equipamentos. Alguns modelos Daikin tem aletas externas (movimentação vertical) e aletas internas (movimentação horizontal).

Notas importantes

1. As 5 funções explicadas acima são as mais comuns, assim como os botões que as representam. Cabe ressaltar, no entanto, que como a variedade de controles é enorme, existem variantes, por exemplo:

O botão “Mode”, em alguns controles não está presente. Existe sim, os botões das funções diretamente, assim:

 • Botão da função resfriamento;

• Botão da função aquecimento;

 • Botão da função automático.

Pode existir só um botão com as funções, e que não está escrito “Mode”, assim:

 (como nos controles da linha Daikin “Sky Air”)

Enfim, não precisa estar escrito o nome da função no botão.

2. Muitos equipamentos Split, Multi Split, possuem a função “Timer”, que não foi apresentada como comum devido ao grande número de representações dessa função, geralmente são 2 relógios e um botão de “cancel”, que pode ser representado por um outro botão com função dupla.

• Botões de sobe e desce da temperatura também podem ser representados apenas por um termômetro e um sinal de “+’ e um sinal de “-“.

• Função de diagnóstico no controle remoto com ou sem fio: Controles remotos da linha VRV Daikin têm uma função muito importante que é a função “autodiagnóstico”.

Acesso ao menu de códigos de erros Daikin. Os problemas de campo e do dia a dia de manutenção serão resolvidos através dos códigos de erro VRV, exemplo:
“A3” = Pane e/ou problemas relativos à bomba de dreno ou relativo à própria tubulação de dreno.

Bom, como dissemos, há uma grande variedade de controles, mas as funções mínimas ou básicas, foram descritas acima.

Controle remoto de ar-condicionado

66 respostas para “Controle remoto de ar-condicionado: entenda as funções básicas”

  1. Paulo disse:

    Meu ar condiconado daikin inverter não aceita o comando do controle remoto, a luz verde fica piscando e ele não refrigera.
    será que há algum bloqueio do controle, ele tem 2 anos.

  2. Vitoria disse:

    O meu ar condicionado as “abas” não fecha e nem abre o que faço ??

    • Daikin disse:

      Prezada Vitoria,

      Obrigado por entrar em contato e visitar nosso blog.

      Aconselhamos você buscar em nosso site a assistência técnica mais próxima e entrar em contato para averiguação.
      https://www.daikin.com.br/assistencia

      Atenciosamente,
      Marketing

    • Cintia kellin Ribeiro Hayashida disse:

      Para que serve a função desumid no controle remoto daikin Arc 480a13.????

      • Daikin disse:

        Olá Cintia,

        Obrigado pelo seu interesse. O botão DESUMID tem a função de reduzir a umidade no ambiente. No nosso manual de Operação, que pode ser encontrado junto com os nossos produtos ou em nosso site na área de Profissionais > Downloads também constam todas essas informações sobre as funcionalidades de nosso controle remoto.

        Um Abraço!
        Marketing Daikin

  3. Fernando Martins disse:

    Precisava de ter junto do ar condicionado somente a possibilidade de ligar ou desligar, nao podendo se alterar o modo ou a ventoinha. Há algum comando ou botão com ON/Off somente?

    • Daikin disse:

      Prezado Fernando,

      Obrigado pelo seu contato e interesse em nosso blog.
      Há um botão on/off próximo ao receptor do controle remoto onde é possível ligar/desligar na unidade interna do Hi Wall. Por favor, consulte o manual do usuário para maiores detalhes.

      Att,
      Marketing

  4. Ivan disse:

    Meu ar condicionado não gela as vaporadoras dos quartos, as vezes não consigo ligar com controle remoto, tenho que desligar adjuntor do quadro de luz e ligar, qual seria problema, obrigado pela atenção Ivan

  5. tjin disse:

    dificil e enterder controle remoto do daikin e como trocar a pilha

    • Daikin disse:

      Boa tarde,

      Obrigado pelo seu contato e feedback. Em nossos manuais de operação, constam ilustrações de como devem ser feito esse procedimento. Caso precise de algum auxílio, nos indique qual é o modelo do seu controle que indicaremos qual página do manual de operação consta como fazer a troca da pilha.

      Atenciosamente,
      Marketing

  6. Adauto Lima disse:

    Coloquei dois cassetes de 1 saída um virado para uma sala e outro para a outra. Entretanto, quando quero ligar apenas um deles, pela frequência do controle, o outro tbm liga. Gostaria de saber se consigo mudar a frequência de um dos aparelhos e do controle para não ter este problema.
    Obrigado

  7. ana celia alves disse:

    Bom dia!!! meu ar condicionado tem 4 abas , tem como eu deixar 2 abas abertas e 2 abas fechadas?

  8. Nilo Sérgio de Oliveira gomide disse:

    Meu ar não gela, minha mulher me arrebenta todo dia por causa disto. O técnico já veio aqui e disse que o aparelho é assim mesmo…se arrependimento matasse. Vou deixar meu endereço, se alguém da empresa quiser me procurar pra consertar, eu agradeço. Rua: eduardo de Oliveira-11 uberlandia-mg bairro- lidice cep- 38400-068.

  9. Bernardo disse:

    Tenho 4 aparelhos de ar condicionado da marca. Dois controles desconfiguraram. A tela do controle aparece bugada e nenhum comando é transmitido ao aparelho pelo controle neste formato. Já tentei trocar pilha ou removê-las e novamente colocar. Continua bugado. Como resolver isso?

  10. Ranielly disse:

    Em menos de 1 ano está com um barulho estranho no motor . Sobre assistência, onde vejo ???

  11. silvia disse:

    como faço para usar somente a temperatura quente do ar condicionado??, quando coloco fica ventilado um ar frio tb

  12. Nathalia disse:

    O ar condicionado daikin inverter não apaga aquela luz verde?? Fica muita claridade no quarto!

    • Daikin disse:

      Olá Nathalia, obrigado pelo seu comentário. Na nossa nova linha de produto Split Hi Wall EcoSwing introduzimos a função de reduzir a luminosidade depois de receber esses feedbacks dos nossos consumidores.

  13. Altair disse:

    Até qual temperatura vai o ar condicionado?

  14. Rogério disse:

    Bom dia, o controle remoto do Daikin R32 é RF ou IR?
    Grato

  15. ALAN CONTRERA VALIM disse:

    olá, tenho um ar condicionado daikin 9000 btus inverter ecoswing r32 o controle remoto dele agora não apaga o display de jeito nenhum, o que devo fazer, tenho o ar condicionado a 3 meses só! revoltado com isso!

  16. ALAN CONTRERA VALIM disse:

    já entrei em contato com todos os canais da daikin, ninguém atende, telefone não existe e Mail ninguém responde, estou simplesmente sem usar o aparelho por causa do controle remoto, terei que acionar a justiça,
    nem que eu pague o controle remoto, mas eu preciso de outro

  17. Antônio fonseca disse:

    Tenho um sistema central de ar condicionado na minha residência, com 6 unidades ( 4 na parede e 2 cassetes no teto).
    Todas as unidades vieram acompanhadas do controle remoto BRC4C151, que possui apenas 2 velocidades de ventilação .
    Sinto falta de velocidades mais fracas e silenciosas , que possam gerar mais conforto para dormir.
    Como posso resolver a questão?

  18. Douglas disse:

    Bom dia, é possivel o condominio ou outra pessoa desligar o ar condicionado do meu escritorio sem entrar nele?

    • Daikin disse:

      Olá Douglas, isso vai depender do tipo de ar-condicionado que está instalado. A linha EcoSwing R-32 permite que você mesmo desligue através do celular.

  19. Claudia lopes disse:

    Meu aparelho e split Daikin ZH/KZ-01 e não consigo um bom resfriamento no quarto. Como fazer ter a temperatura mínima pois vivemos em uma área muito quente

  20. Ronaldo disse:

    Estou interessado em adquirir um Daikin 12000 btus smart para instalar no quarto.
    Esse modelo é possível desligar o LED no controle e manter o equipamento funcionando?

  21. Lucas disse:

    Bom dia, tenho um ar condicionado DAIKIN inverter e meu controle remoto está apresentando a temperatura em F e não estou conseguindo voltar para C, como faço para alterar?

  22. marcelo malaghini disse:

    É possível adquirir um controle remoto extra?

  23. Leandro disse:

    Perdi meu controle, qual modelo do controle FTK09P5VL?

    GRATO.

  24. Caroline disse:

    Por favor o que significa o símbolo de uma árvore no meu controle? Quando aperto velocidade tem primeiro a árvore e depois os níveis de velocidade.

  25. Bruno Cesar Miguel de Chico disse:

    Boa tarde , gostaria de saber se tem como programar o ar para ligar , se a temperatura ambiente chegar a 28° ?

  26. BENJAMIN DUARTE disse:

    Preciso do controle do ARC 484A32 onde encontro

  27. Lenilson disse:

    Prezados, meu split FTKP18Q5VL só está ventilando.

    No app quando tento colocar para Resfriar aparece a mensagem: “O AC está desligado”

    O que fazer?

  28. LAERCIO BERGAMO disse:

    pra que serve a função HML e como acionar no controle do cassete sky air daikin

  29. Claudio disse:

    Controle remoto não tem luz. Deveria ter.

    • Daikin disse:

      Olá Claudio, agradecemos seu feedback. A nossa nova linha EcoSwing já conta com o recurso. Na linha Multi Split, o modelo Hi Wall também dispõe de backlight. Um abraço!

  30. EVERTON DE CASTRO COSTA disse:

    Boa tarde gostaria de configurar o controle remo para que só ligase o ar do quarto e não ligar junto com o da sala de estar

  31. Luana G. disse:

    Olá
    Como desligar a luizinha do ar hora dormir?
    Me incomoda… gosto de tudo escuro
    Obrigada

  32. Adriana Rocha de Cerqueira disse:

    Não consigo entender como proceder para que o ar fique numa modalidade maus silenciosa. Uso a tecla conforto ou economia, mas mesmo assim o ar emite um som forte, ruidoso que impede um sono tranquilo. O que devo fazer?

    • Daikin disse:

      Olá Adriana, tudo bem? Você pode deixar no modo de velocidade mais baixo do ventilador da evaporadora ou utilizar o modo noturno, que também deixa o equipamento bastante silencioso.

  33. Jorge Antonio Lopes disse:

    Bom dia
    Estou com 2 controles remotos fora de serviço, 1 com a tela escura embora funcione e outro sem funções., são da série ARC433B70.
    Por favor como proceder?
    Tem assistência técnica ou modelos para substituí los?
    No aguardo atenciosamente.
    Jorge Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *