Controle remoto de ar-condicionado

Sabemos que existe uma grande variedade de marcas de ar condicionado, e, portanto, uma grande variedade de controles remotos, já que este é o principal meio de colocar o equipamento em funcionamento.

Antes de falar das funções básicas de um controle remoto, é bom lembrar que nem sempre foi assim. Nos primeiros equipamentos de janela, por exemplo, o acionamento era feito por botões giratórios instalados no próprio condicionador. Nos primeiros split’s, era comum o controle remoto com fio. Agora, conforme foram aparecendo, os controles remotos sem fio estão tomando conta da preferência do cliente.

Vamos explanar as funções que são comuns à maioria do controles, já que dependendo do fabricante teremos algumas particularidades, o controle de alguns parâmetros exclusivos daquele produto. Vamos lá:

1. Botão “Liga/Desliga” ou “On-Off” – É o principal botão, que liga e desliga a máquina, podem ser de várias cores, mas o símbolo é quase sempre o mesmo. 

2. Botão “Modo” ou “Mode”. É um dos principais, é o botão que permite acessar o resfriamento, aquecimento, a ventilação e às vezes, modo automático e modo de desumidificação.

3. Botão “Fan” ou “Ventilação”: É exclusivo para o controle do parâmetro ventilação, para o controle da intensidade, muitas vezes com até 5 velocidades.

4. Setas para cima e para baixo: Estas servem para mudar a temperatura ou acessar um menu ou sub-menu do controle remoto. Também podem servir para confirmar um parâmetro.

5. Botão “Swing” ou “Oscilar”: Presente na maioria dos controles remotos com ou sem fio. Serve para movimentar, paralisar ou reposicionar as aletas frontais (insuflamento de ar frio) dos equipamentos. Alguns modelos Daikin tem aletas externas (movimentação vertical) e aletas internas (movimentação horizontal).

Notas importantes

1. As 5 funções explicadas acima são as mais comuns, assim como os botões que as representam. Cabe ressaltar, no entanto, que como a variedade de controles é enorme, existem variantes, por exemplo:

O botão “Mode”, em alguns controles não está presente. Existe sim, os botões das funções diretamente, assim:

 • Botão da função resfriamento;

• Botão da função aquecimento;

 • Botão da função automático.

Pode existir só um botão com as funções, e que não está escrito “Mode”, assim:

 (como nos controles da linha Daikin “Sky Air”)

Enfim, não precisa estar escrito o nome da função no botão.

2. Muitos equipamentos Split, Multi Split, possuem a função “Timer”, que não foi apresentada como comum devido ao grande número de representações dessa função, geralmente são 2 relógios e um botão de “cancel”, que pode ser representado por um outro botão com função dupla.

• Botões de sobe e desce da temperatura também podem ser representados apenas por um termômetro e um sinal de “+’ e um sinal de “-“.

• Função de diagnóstico no controle remoto com ou sem fio: Controles remotos da linha VRV Daikin têm uma função muito importante que é a função “autodiagnóstico”.

Acesso ao menu de códigos de erros Daikin. Os problemas de campo e do dia a dia de manutenção serão resolvidos através dos códigos de erro VRV, exemplo:
“A3” = Pane e/ou problemas relativos à bomba de dreno ou relativo à própria tubulação de dreno.

Bom, como dissemos, há uma grande variedade de controles, mas as funções mínimas ou básicas, foram descritas acima.