Antes de começarmos, é bom relembrar que Split significa “separado”, “dividido”. Sim dividido, no caso, em unidade interna, chamada de evaporador, e, unidade externa, chamada de condensador.

Mas então o que seria um “Multi Split”?

Quando a unidade externa é conectada a mais de um evaporador ou unidade interna, temos o que chamamos de Multi Split. No mercado é possível encontrar sistemas onde uma única unidade externa pode ser conectada a até 5 unidades internas. Praticamente todos os fabricantes possuem suas linhas de Multi Split. A Daikin possui a linha Multi Split Advance, dá uma olhada!

Quando instalar um Multi Split e não um Split individual

É comum clientes perguntarem aos instaladores o que é mais barato, usar Multi Split ou Split individual, um para cada ambiente. Bom, cabe aqui uma consideração importante antes de responder, tudo vai depender se o cliente tem muito, pouco ou nenhum espaço destinado ao condensador, a unidade externa.

Imaginem um apartamento que possui apenas uma pequena varanda e o proprietário deseja condicionar 3 dormitórios e a sala de estar. A pergunta começa a ser respondida a partir daí. Claro que não iremos propor a instalação de 4 condensadores na varanda do apartamento, talvez as normas do condomínio nem permitam tal instalação, ficaria tudo muito apertado, de difícil manutenção, sem falar que é um desastre estético para o prédio.

Agora, instalar apenas um condensador na varanda, mesmo que pequena, para atender os 3 dormitórios e sala de estar não seria espetacular? Pois bem, esta é a aplicação mais comum dos sistemas chamados de Multi split.

Imaginem agora se o proprietário mora em uma casa térrea cheia de espaço, certamente instalar 4 condensadores para atender os 4 ambientes não seria um problema. As unidades externas poderiam até ficar atrás da casa, camufladas no jardim, sob o telhado, há muito espaço (desde que sejam respeitadas as distâncias limites exigidas para cada produto. Pois bem, neste caso, exceto se for uma solicitação do cliente, a instalação de um Split unitário (1:1) é mais comum.

Mas respondendo à pergunta inicial, qual é mais barato, quase sempre o Multi Split é mais caro. Neste caso o cliente estaria pagando pela tecnologia do Multi Split, que com apenas 1 unidade externa conecta até 5 unidades internas.

Quanto a tecnologia

Os Multi Split podem ter compressores inverter, que são o que a tecnologia mais recente proporciona. O que muda de um fabricante para outro são peculiaridades técnicas ou a garantia dos produtos.

Comprimentos e cotas da linha frigorífica são um diferencial de instalação, quanto maiores, maior é a flexibilidade de instalação, neste caso a linha Multi Split Advance da Daikin, é uma das mais flexíveis. A garantia é de 5 anos para compressor e de 2 anos para os demais componentes, dê uma olhada no catálogo do produto!

Conclusão

Em um mundo onde o espaço está cada vez mais caro e raro, o Multi Split tem seu lugar garantido, principalmente nas grandes cidades onde predomina cada vez mais a moradia em edifícios, mesmo pagando um pouquinho mais vale a pena!