Daikin Brasil Brasil

Menu

15.jan.2019 / INFORMAÇÕES TÉCNICAS

A instalação correta dos tubos é parte indispensável do bom funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado. A utilização de boas práticas, procedimentos de segurança e das ferramentas certas são indispensáveis para tubulações sem vazamento, além de que tubos bem instalados e soldados (brasados), representam uma grande economia de dinheiro.

A solda oxiacetileno foi e ainda é muito usada para a tubulação de cobre – a mais indicada para tal finalidade, contra a de alumínio. Verificar o estado dos tubos e respectivas soldas faz parte da rotina de manutenção preventiva periódica, mas desde o primeiro momento, o da instalação e brasagem, já é necessário se atentar a alguns cuidados especiais.

Também conhecida como “solda a gás”, a solda oxiacetileno envolve o uso de um maçarico com um gás (normalmente uma combinação de oxigênio com acetileno) para combustível da chama, fazendo a fusão dos metais a partir do calor.

Entenda, nos próximos tópicos, os riscos envolvidos no uso da solda oxiacetileno.

Fatores físicos

Os primeiros riscos, e mais óbvios, envolvem as ameaças físicas, aquelas mais visíveis. Com o uso da chama e seu gás combustível, o mais preocupante são as possibilidades de iniciar um incêndio, uma explosão ou provocar queimaduras. A chama “normal” atinge uma temperatura de cerca de 3.100°C.

Existem ainda os riscos envolvendo a exposição à iluminação forte, ao calor e aos ruídos do processo de brasagem. A vibração do manuseio do maçarico e dos tubos também representam um risco a saúde. Essas quatro condições podem iniciar ou agravar o aparecimento de doenças, a exemplo de problemas de visão ou audição e de lesões ou inflamações em músculos, tendões ou nervos.

Fatores químicos

Estes riscos, apesar de “invisíveis”, são igualmente preocupantes. Os agentes químicos envolvidos no uso da solda oxiacetileno ameaçam diretamente o sistema respiratório e a pele dos operadores.

O grande risco está na inalação dos gases, dos metais e do chamado “fumos de solda”, o pó tóxico resultante da brasagem. Há ainda a exposição à radiação infravermelha e ultravioleta.

Além da possibilidade de sufocamento durante a realização da solda, essa exposição a longo prazo pode levar ao desenvolvimento ou agravamento de asma e outras doenças respiratórias, alergias e reações de pele, e até mesmo câncer.

Todos estes riscos apresentados podem ser reduzidos se observarmos as regras de segurança para o manuseio do equipamento da solda oxiacetileno.

Como a solda oxiacetileno é a única opção efetivamente confiável, é obrigatório o uso de todos os equipamentos de proteção individual, os EPIs, seguindo os padrões de segurança para o manuseio do maçarico. É indispensável o uso de máscara e óculos de segurança, luvas, macacão e calçado adequados, capacete, etc. O ambiente para a realização da operação de brasagem também deve ser seguro, sem materiais inflamáveis ao redor.

Lembre-se de avaliar todas as questões técnicas relacionadas com o equipamento de ar-condicionado, com o meio onde o equipamento será instalado e preocupe-se primeiro com a sua própria saúde e segurança.

infraestrutura para ar condicionado solda oxiacetileno

4 respostas para “Entenda os riscos de usar a Solda Oxiacetilênica na execução da infraestrutura para ar condicionado”

  1. LUCAS disse:

    Boa noite, é possível utilizar acetileno em uma forja? Com o objetivo de fundir ferro, tendo em vista que esse gás alcança temperaturas maiores que o gás GLP

    • Daikin disse:

      Olá Lucas boa tarde!

      Tudo bem? Agradecemos o contato.

      Geralmente em sistemas de ar-condicionado utilizamos o procedimento de brasagem, pois o material de adição (foscoper, prata etc.) é que sofre a fusão e não o metal.

      Por isso, dependendo do tipo de forjamento é pouco provável que seja possível utilizando a “PPU”, todavia, essas informações são disponibilizadas pelos respectivos fabricantes (PPU+ matéria prima).

      Att,
      Suporte técnico

  2. Guilherme disse:

    Bom dia,

    O profissional desta área tem direito a periculosidade?

    • Ing Marketing disse:

      Prezado, Guilherme, agradecemos o contato.
      Você poderia nos dizer com qual produto trabalha? essa conclusão depende de variados fatores, se puder nos enviar um e-mail para marketing@daikin.com.br, sendo mais especifico em relação ao produto, podemos direcionar uma resposta mais adequada.
      Também recomendamos acessar nossa área de downloads, onde tem materiais que podem conter essa informação. Caso tenha outras dúvidas, estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *