ar condicionado pingando

O “pinga-pinga” em ar condicionado é mais comum do que se pensa, pode ocorrer nos Split, condicionadores de janela e em qualquer outro tipo, inclusive em automóveis, e sempre pelas mesmas razões.

A primeira e mais frequente causa é a falta de manutenção preventiva, aquela baseada em limpeza de filtros e serpentinas. Nos Split, por exemplo, filtros e serpentinas sujas impedem que a água escorra para o local devido, que é a bandeja de dreno. Resultado? A água transborda pelo local mais fácil e escorre pela parede, molha o piso, gera transtornos e muitas vezes despesas para o usuário. Drenos podem entupir apesar dos equipamentos limpos, isso ocorre por algas, fungos, insetos e pequenos animais que fazem a tubulação de dreno a sua casa.

A qualidade da instalação é outro fator que reflete em problemas do mesmo tipo. Tubulação de cobre de diâmetro errado, falta de isolamento adequado, tubulação de dreno comunitária (+ de 1 equipamento no mesmo tubo), instalação precária de evaporadores em parede, tudo isso pode causar vazamentos, o “pinga-pinga” de água.

Existem causas menos comuns, tais como condensação excessiva por baixa temperatura, por exemplo, um difusor de insuflamento ou um evaporador insuflando ar frio próximo de uma corrente de ar quente, em cima de uma porta, gera um gotejamento indesejado. Neste caso, ou se altera a posição do difusor ou evaporador ou se trabalha com temperaturas um pouco maiores no set-point, costuma resolver.

Como se percebe, ar condicionado pingando é um transtorno, e como falamos aqui das causas, falaremos então da solução.

Se você instalador se deparar com uma situação, ou seja, com um ar condicionado pingando, comece checando:

  • A limpeza de filtros e serpentinas.
  • Verifique se a tubulação de dreno não está entupida e se é adequada, ou seja, se depois de limpa ela consegue escoar bem a água.
  • Em seguida, verifique se as “partes frias” estão adequadamente isoladas. Isolamento rachado ou faltante em alguns trechos já basta para o “pinga-pinga” começar.
  • Verifique se o equipamento está com a carga de fluido refrigerante correta. A carga incompleta faz a pressão de trabalho baixar, assim como a temperatura, levando a congelamento e em seguida o derretimento do gelo. Basta para termos um “pinga-pinga”.
  • Verifique o local de instalação do evaporador, próximo de portas, janelas ou vão não isolados? Isso pode ser a causa de condensação e mais transtornos com água pingando no ambiente condicionado.

Se o cliente não tem um contrato de manutenção preventiva ofereça um, é uma forma de trazer receita para a sua empresa e tranquilizar o cliente, que vai contar com um profissional para dar a devida manutenção no seu equipamento, aumentando a vida útil das máquinas e evitando desgastes e desconforto desnecessários. Não nos esqueçamos do aspecto legal, vide a recente lei do PMOC, a lei 13.589 de Janeiro de 2018 que veio reforçar a obrigatoriedade de manter um plano de manutenção, tal qual já era previsto na Portaria 3523 MS de 1998.