Instalação de ar condicionado em casas de madeira

As casas de madeira são o desejo de muitas pessoas, pelo charme e sensação de aconchego geradas pela rusticidade dos locais onde geralmente esse tipo de edificação é construída, como sítios, fazendas e chácaras.

No Brasil, as casas de madeira são menos comuns que as de residências em alvenaria, apesar do custo menor e a construção mais rápida, já que são pré fabricadas.

Porém, o conforto térmico é uma das questões que merecem atenção: como a madeira é um material com baixa condutividade térmica, o ambiente demora muito mais para esfriar ou aquecer se comparado às paredes de alvenaria, isso confere um conforto maior aos usuários. Sendo assim, casas de madeira cujas paredes sejam duplas e absolutamente estanques tendem a se adaptar melhor ao condicionamento de ar do que as casas com paredes de alvenaria.

Além do isolamento térmico, uma solução viável e procurada por clientes, principalmente em locais muito quentes, é a instalação de equipamentos de ar condicionado.

Vamos explorar esse assunto para que você saiba como fazer a instalação de ar condicionado em casas de madeira. Confira:

Avalie a carga térmica

A exposição ao sol, movimentação constante de pessoas, utilização de equipamentos eletroeletrônicos e diversos outros fatores, fazem com que o interior da casa de madeira se torne mais quente.

A instalação de ar condicionado em casa de madeira permite um melhor conforto térmico. Para isso, é preciso avaliar a carga térmica do ambiente e, com isso, encontrar o equipamento e capacidade adequados para cada edificação.

Devem ser observadas falhas e vãos nas paredes, janelas e portas e se o ambiente está realmente vedado para garantir a eficiência energética do equipamento. Além disso, em comparação a casas de alvenaria, onde é indicado 600 BTUs por m², para instalação de ar condicionado em casas de madeira é indicado que se considere em média 800 BTUs por m² para ambientes de até 3m de altura. É importante lembrar, porém, que, principalmente quando falamos em ambientes diferenciados, que é o caso da casa de madeira, é fundamental calcular a carga térmica.

Todo dimensionamento de capacidade é feito pelo pico. Embora a madeira demore mais para ganhar e para perder calor, o que confere uma vantagem, tanto no inverno como no verão, a maioria das casas é feita com lâmina de madeira de 1 polegada e com essa espessura tende a ganhar ou perder calor ainda mais rapidamente. O ideal seria uma parede dupla de madeira com um espaço entre elas, ou o uso de um revestimento térmico, o que elevaria bastante o seu preço. Some-se a isso o fato que, uma vez aquecidas as paredes de madeira pelo sol, o ar condicionado terá de esfriar as paredes antes mesmo de esfriar o ambiente. Como é impossível dizer apenas pela análise visual se a parede de madeira é simples, dupla ou revestida, na prática costumamos superdimensionar (800 BTU/m2). Assim a análise de carga térmica deve ser feita caso a caso, na dúvida, consulte sempre um especialista.

Conforme exposto acima, a parede de madeira é mais eficiente tanto no inverno como no verão, e isso se deve à baixa condutividade térmica, no entanto, a parede tem de ser dupla ou revestida, e completamente vedada, algo que é 100% garantido nas parede de alvenaria. Exemplificando: Uma vez que o ambiente esteja aquecido, ele demora a perder calor (vantagem no inverno). Uma vez que esteja frio, demora a ganhar calor (vantagem no verão). Isso não elimina os picos de carga, atingidos depois de um tempo maior se comparado às paredes de alvenaria, fator determinante no cálculo da carga térmica e dimensionamento dos equipamentos.

Também devemos lembrar que as casas de madeira costumam ser mais comuns em locais de clima frio e nesses casos o ar condicionado é mais eficiente para o aquecimento do ambiente.

Suporte para condicionadores

Outro ponto importante é considerar a resistência das paredes de madeira durante a instalação de condicionadores e condensadores.

Deve ser observada a espessura das paredes e como será feito o suporte dos equipamentos. Ainda que paredes sejam mais fáceis para perfuração, o excesso de peso pode danificar a estrutura da casa e prejudicar o serviço de instalação.

Comparadas a casa de alvenaria, a instalação de ar condicionado em casa de madeira deve seguir os mesmos procedimentos, levando em consideração se as paredes são duplas ou simples. No primeiro caso, as fiações e tubulações podem ser embutidas, enquanto em paredes simples elas serão expostas. Se a instalação for realizada em janelas, é importante também verificar a vedação.

Instalação elétrica

Outro ponto que deve ser observado durante a instalação de ar condicionado em casas de madeira é a forma com que serão feitas as instalações elétricas.

A madeira é um material inflamável, com baixa condutividade elétrica e que absorve umidade. Para garantir que o ambiente esteja seguro de curtos é preciso observar a tensão de alimentação elétrica (Voltagem) do equipamento e como será feita a instalação do cabeamento.

Além disso, o escoamento da água de formada nas unidades internas, bem como a formada na condensadora (modo aquecimento) pelo sistema de drenagem deve garantir que não exista contato com a madeira para evitar deterioração das paredes.

Escolha do modelo ideal de ar condicionado para casas de madeira

Como você pode observar ao longo deste texto, a instalação de ar condicionado em casa de madeira deve ser realizada tendo como base a variação térmica dos ambientes, a resistência das paredes para a adequação de suportes e a segurança em instalações elétricas, pensando sempre nas características da madeira.

Para escolher o modelo ideal de ar condicionado para casas de madeira, é essencial avaliar a estrutura da edificação e as necessidades de eficiência de refrigeração e aquecimento, podendo ser utilizados tanto o modelo Split como o de janela.

O modelo Split inverter apresenta grande eficiência pois garante melhor rendimento e conforto em grande variações de temperatura

E para que você saiba ainda mais sobre o assunto, leia também o nosso texto que te conta tudo sobre instalação de ar condicionado Split.